Jorge Kajuru fala hoje do avanço da tramitação da reforma tributária no Congresso Nacional aprovada no Senado Federal. Foram 53 votos sim e 24 votos não, isso no primeiro turno. Na Comissão de Constituição e Justiça, vitória de 20 a 6 votos. Uma vitória que não é do Legislativo ou do Poder Executivo.
O grande vencedor é o Brasil, que passa a adotar um sistema tributário semelhante ao que vigora, há anos, na maioria dos países. Melhor ainda: o país deixa para trás uma estrutura de impostos arcaica, apelidada por especialistas de manicômio tributário.
O sistema atual também é regressivo, nele a carga de imposto é maior para quem tem menos. Com as mudanças, passaremos a adotar- depois do período de transição – um sistema mais simples, menos desigual e capaz de contribuir muito para destravar a economia brasileira.
Por causa das modificações, o texto da reforma tributária voltará para a Câmara, onde foi votado em julho. Espera-se que ainda em dezembro ele seja aprovado, para a promulgação festiva da Proposta de Emenda Constitucional que muda o sistema tributário Nacional.
Apesar das muitas divergências, há quase um consenso entre os estudiosos da matéria: a Reforma Tributária é, sim, um presente de Natal do Congresso Nacional ao Brasil.
Confira abaixo: