Coluna Kajuru: Proclamação da República

Jorge Kajuru
Jorge Kajuru
Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser, mais conhecido como Jorge Kajuru (Cajuru, 20 de janeiro de 1961) é um jornalista esportivo, radialista, apresentador de televisão, empresário e político brasileiro filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), sendo atualmente senador pelo estado de Goiás. Entre 2017 e 2019 foi vereador de Goiânia, sendo o mais votado da cidade no pleito de 2016.
Foto: Agência Brasil

Assunto neste pós-feriado de 15 de novembro só pode ser a Proclamação da República, que ontem completou 134 anos.

Foi num 15 de novembro, em 1889, que o Brasil deu adeus à monarquia, pondo fim ao reinado de Dom Pedro Segundo.

O Marechal Deodoro da Fonseca instalou a República e ela viveria a sua primeira fase até 1930. O período conhecido como Velha República pouco teve de republicano.

Com a maioria excluída, o poder ficou concentrado nas mãos das grandes oligarquias. Na sequência – sem transformações políticas estruturais – vieram o Governo Provisório de Getúlio Vargas, a Ditadura do Estado Novo, a Quarta República e a Ditadura Militar de 1964.

Quando esta ruiu, em 1985, começou a Nova República, na qual estamos vivenciando o maior período democrático de nossa história.

Nele, o auge foi marcado pela promulgação em 1988 da Constituição Cidadã. Foi ela que finalmente aproximou o Brasil dos princípios republicanos baseados nos conceitos de liberdade, cidadania, igualdade, respeito e cuidado com a chamada coisa pública.

Há muito o que se fazer. Todavia, o país está em condições de sonhar com governos em que o povo seja de fato soberano. Viver, enfim, uma realidade republicana.

Confirma abaixo:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS