Mais sete cidades do Rio Grande do Sul afetadas pela estiagem tiveram situação de emergência reconhecida pelo governo federal nesta quarta-feira (22). Segunda Defesa Civil, 317 municípios decretaram emergência devido à falta de chuva. Destes, 191 já tiveram a situação homologada pelo Governo.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) autorizou o repasse de mais de R$ 3,8 milhões a 15 cidades do estado atingidas pela falta de chuva. Segundo o Governo Federal, o dinheiro deve ser usado para a compra de cestas básicas, combustível para caminhões-pipa e reservatórios de água.
Na quinta-feira (23), uma comitiva formada pelos ministros Paulo Teixeira (desenvolvimento Agrário), Carlos Fávar (Agricultura e Pecuária), Welligton Dias (Assistência Social), Waldez Goés (Desenvolvimento Regional), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação) e Edegar Pretto (Presidente da CONAB) vão para cidade de Hulha Negra, anunciar as medidas do Governo Federal para enfrentar a estiagem no estado.