Como a alimentação saudável pode ajudar no controle da gastrite

Cartão de Visita News
Cartão de Visita Newshttps://cartaodevisita.r7.com/
O programa Cartão de Visita News, apresentado pelo jornalista Zacarias Pagnanelli, tem o objetivo de trazer as principais informações de tudo que acontece no Brasil e no mundo. Abordamos conteúdos de maneira institucional, entrevistando profissionais do poder constituído e da sociedade civil, além de entretenimento.

A escolha dos alimentos certos garante uma dieta equilibrada e ainda ajuda a acalmar o estômago

A gastrite consiste na inflamação da mucosa do estômago, desregulando o funcionamento do aparelho digestivo. Aliás, segundo a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), aproximadamente 70% da população brasileira lida com o problema.

Existe também a gastrite nervosa, resultado da ansiedade e do estresse, que, apesar de não ter inflamação no estômago, apresenta sintomas como azia, queimação e sensação de estômago cheio. 

Assim, um dos grandes desafios enfrentados por quem lida com esse problema, de fundo físico ou emocional, é manter tudo bem controlado. Muitas vezes, é preciso prestar bastante atenção no prato, abrindo mão dos alimentos prontos e focando naquilo que é facilmente encontrado no hortifrúti

Quer mudar seus hábitos alimentares e garantir o bom funcionamento do sistema digestivo apenas com a sua dieta? Confira as dicas que vão te ajudar a manter a gastrite sob controle:

O que evitar no seu dia a dia

Antes de fazer suas refeições, olhe com carinho para o seu prato. Quem tem gastrite deve passar bem longe de bebidas alcoólicas e com gás, café, chocolate, chá-mate, enlatados, embutidos e frituras.

Na hora de temperar os alimentos, também é preciso ter cuidado. A pimenta-do-reino não é indicada e o sal precisa ser usado com moderação.  Já o leite e seus derivados até podem ser parte da dieta, porém, sem exageros, já que contribuem para os sintomas da gastrite.

O que colocar no prato

Probióticos são ótimos para garantir o bom funcionamento do estômago e do sistema digestivo todo. Então, é válido investir em iogurtes naturais, kombucha, vinagre balsâmico e kefir. 

Outra dica é apostar nos alimentos anti-inflamatórios naturais, como legumes e verduras cozidos, sardinha, salmão, truta, linhaça, gengibre, batata, maçã, banana, pera, frutas vermelhas e mamão.

Refeições pequenas ajudam

Um erro muito comum, que contribui para os sintomas da gastrite, é pular refeições e comer bastante, mas poucas vezes ao dia. As três refeições principais, no caso, café da manhã, almoço e jantar, merecem maior atenção, mas você não deve ignorar os lanches.

Comece o dia com uma fruta acompanhada de granola e suco natural. Troque o pão pelas torradas e experimente preparar em casa patês e maioneses, com cebola e cenoura, por exemplo.

Prefere um chá? Invista no de espinheira-santa, ótimo para o sistema digestivo. No lanche da manhã, outra fruta é bem-vinda, a maçã, por exemplo, é ótima para diminuir a acidez do estômago.

Depois, faça um almoço, trocando os alimentos de farinha tradicional pela integral. Fuja dos refrigerantes e inclua também o lanche da tarde, o jantar e o lanche de noite. Você permite que seu estômago faça uma digestão mais fácil e não passa fome por um longo período.

Quais são os amigos da dieta

Os alimentos amigos da dieta são aqueles ricos em nutrientes e pobres em conservantes, ou seja, os mais naturais possíveis. Se você conseguir montar suas refeições considerando apenas o que compra na feira somado com as carnes, já que precisa de proteínas, terá um cardápio mais saudável.

O pão integral é uma ótima escolha para o café da manhã e para os lanches, por absorver parte do suco gástrico. Já o cranberry reduz a inflamação do estômago e intestino, sem contar que é rico em vitamina C.

Quanto às frutas, o ideal é comer de duas a quatro delas por dia, mas opte pelas não ácidas. Para variar bem a dieta, vale incluir a maçã no café da manhã, uma pera em um dos lanches e o mamão ou a banana em outro. O coco também é uma boa escolha para fazer parte dos seus lanches, tanto que a água de coco é uma ótima opção para se hidratar e acompanhar as refeições maiores.

Foto: Pexels

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS