Sabe aquela torta que sempre que você faz recebe elogios? Aquela pintura que te acompanha em momentos de inquietude? Sabe o seu amor pela fotografia?
Sabe como quando você senta pra escrever e perde a noção da hora? Tudo isso pode ser uma fonte de renda complementar para a sua família, talvez até a principal um dia.
Vejo isso acontecer com muitas mulheres, se dedicando em horário comercial ao CLT e à noite e aos finais de semana ao que realmente gostariam de fazer.
Por mais cansadas que estejam com a rotina corrida, a realização é tanta ao se conectarem com elas mesmas com essa atividade que elas encontram energia e vão.
Se você ainda não tem um hobby pra chamar de seu, te instigo a se permitir explorar o que te acelera o coração.
E se você está nessa jornada dupla CLT-CNPJ aqui vão 5 dicas preciosas para você fazer acontecer:
1.Coloque as suas ideias no papel para trazer mais clareza. Ainda que estejam bem cruas e soltas é importante anotar tudo em um caderno, para você visualizar melhor e trabalhar em cima delas.
- Comece por você. Entenda o que você, a mulher por trás da empreendedora, quer para a sua vida para então transbordar a sua essência para a sua marca. E lembre que você não precisa abrir mão de toda a sua carreira, você é a soma de tudo o que vivenciou até hoje.
- Coloque número no dinheiro. Saiba quanto dinheiro você realmente precisa para pagar as suas contas de casa durante 6 meses a 1 ano, qual seria o cenário confortável e qual o cenário mara. Se planeje financeiramente para ter mais segurança para virar a chave.
- Estude sobre branding. A sua marca é o principal ativo do seu negócio, ela vai guiar todas as tomadas de decisões da sua empresa.
- Entenda que você não vai começar com tudo pronto. Você precisa do MVP (o produto mínimo viável para entrar no mercado) e talvez produtos-ponte para alavancar dinheiro a curto prazo, eles são importantíssimo para você viabilizar o seu negócio com recursos que você tem disponíveis.