Comunidade USP de Ribeirão Preto reúne em e-book contos, crônicas e relatos da quarentena

E-book que nasceu da ideia de usar a escrita como forma de acolhimento na pandemia está disponível on-line

0
Foto: Jornal da USP

O projeto Quarentextos, criado pela Liga Acadêmica de Acolhimento Estudantil (LAAE), da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP) da USP, está lançando um e-book, intitulado Quarentextos: escritos perenes e intermitentes, com um compilado de poemas, contos, crônicas e cantigas produzido por alunos e funcionários da USP em Ribeirão Preto. A publicação traz relatos de experiências e sentimentos dessas pessoas durante o período inicial de isolamento social.

Criado pelo professor Fabio Scorsolini-Comin no segundo semestre de 2020, o Quarentextos tinha como ideia inicial a promoção da escrita entre os alunos da área de exatas da Universidade. No entanto, devido à pandemia, o professor decidiu expandir o projeto para todo o campus da USP em Ribeirão Preto com o objetivo de ajudar as pessoas, por meio da escrita, a passar por este período conturbado de isolamento, conectando-se através dos textos.

Segundo o professor, a escrita “é uma ferramenta de acolhimento, de compreensão de si mesmo e do mundo à nossa volta”. Como a pandemia continua, trazendo incerteza e medo, a oportunidade de expressão em novas edições do Quarentextos está aberta.

O e-book é gratuito e está disponível para todo o público no site da EERP. Para ler o livro, basta acessar este link. E para saber mais sobre o projeto e a LAAE, acesse o Instagram.