Concurso Nacional Unificado promete democratizar acesso aos cargos públicos

Concurso Nacional Unificado oferece mais de 6 mil vagas (Divulgação / Gov. Federal)
Concurso Nacional Unificado oferece mais de 6 mil vagas (Divulgação / Gov. Federal)

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos anunciou recentemente a criação de um projeto que promete inovar a maneira que são aplicados os concursos públicos no país.

O novo modelo nomeado de ‘Concurso Público Unificado’ consiste na aplicação simultânea de provas em mais de 200 cidades brasileiras válidas para cargos da Públicos Federais divido por blocos. Sendo assim, o candidato tem a possibilidade de concorrer a vaga de emprego referente a sua área, além de outras mais especificas dentro do seu meio de atuação.

Essa medida do governo federal tem como objetivo promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos, além de padronizar procedimentos na aplicação das provas, priorizando as qualificações necessárias do candidato conforme o cargo escolhido.

O Presidente da Associação de Apoio aos Concursos Publicos e Exames (ACONEXA), Marco Antônio Araujo concedeu entrevista hoje ao Jornal Novabrasil e destacou a importância dessa nova maneira de aplicar as avaliações. Marco diz que a iniciativa do governo democratiza o acesso, permitindo que os candidatos paguem somente uma taxa para concorrer a mais de um cargo. Além disso, sendo aplicado em todo Brasil, tira a necessidade das pessoas se deslocarem nas suas cidades.

“O Concurso Público Unificado democratiza o acesso no país e permite que as pessoas fora dos grandes centros concorram a um cargo publico da mesma forma que as outras. Além disso, paga somente uma taxa para concorrer a mais de uma vaga. Por exemplo, a maioria das vagas são para Brasília, mas ela não precisa ir até lá, pode fazer a prova em sua cidade”, comentou.

As inscrições para o Concurso Público Unificado vão de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. A realização da prova única está marcada para 5 de maio. O resultado deve ser anunciado em 30 de julho. As demais informações podem ser consultadas no site oficial do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Marco Antônio também explicou detalhes sobre o assunto. Confira a entrevista completa:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS