“Corrida contra o relógio, gritos, choro, empurrões. Foi mesmo muito impactante”, relata a passageira Jaqueline Lemos, que estava no avião da Latam quando a aeronave precisou ser evacuada após um equipamento de carregamento de bagagens pegar fogo. O caso aconteceu nesta nesta quinta-feira (4), no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O incidente não deixou feridos.
A mulher contou que todos os passageiros já estavam acomodados nos assentos quando foram informados pelos funcionários que precisavam deixar a aeronave. “Já tinham comunicado a conclusão do processo de abastecimento. O tanque estava cheio”, afirma. “Fomos comunicados primeiramente pelo comandante, mas o som da cabine ficou um pouco abafado”, disse.
Após a falha no sistema de som, os tripulantes instruíram os passageiros. “A tripulação pegou os alto-falantes e começou a pedir de forma muito enfática que evacuássemos a aeronave“, conta Jaqueline. Segundo ela, a orientação foi sair sem pegar nada.
Jaqueline afirmou ainda que o fogo teria começado por causa de um aparelho eletrônico dentro de uma mala que estava sendo colocada no avião. “Provavelmente um powerbank (carregador portátil). Já estávamos todos dentro do avião com cintos afivelados, mais cinco minutos o avião tinha arrancado e pegava fogo no ar. Foi muita sorte”, disse.
O influenciador e contador Lucas Lima também estava no voo e relatou o susto. “Por instinto, as pessoas queriam pegar as malas, aí os comissários gritavam ‘deixem tudo e saiam’. Aí bateu o desespero geral, não se via fogo nem fumaça”, contou.
Ele afirma que, inicialmente, pensou se tratar de uma briga, mas depois descobriu ser um incêndio. O influenciador relatou que desembarcou pela parte traseira da aeronave, sem saber se sua companheira também havia conseguido sair. Segundo divulgado pelas autoridades, todos os passageiros e tripulantes foram evacuados em segurança.
Lucas mostrou que sua mala foi queimada no incidente. Ele afirmou que a Latam deu um voucher de R$ 150 para o jantar de cada passageiro e, depois, seguiram viagem para o aeroporto de Porto Alegre, onde descobriu que sua bagagem havia sido danificada pelo fogo. “Mas tudo bem, dos males o pior”, falou.
Incêndio
O voo LA3418, da Latam, precisou ser cancelado após um princípio de incêndio em um equipamento no solo. A aeronave sairia de São Paulo e tinha como destino Porto Alegre. O incidente ocorreu no momento em que os passageiros já estavam sendo acomodados e as bagagens eram colocadas no compartimento do avião, que se preparava para decolar.
A Latam informou que o equipamento era utilizado no processo de carregamento de cargas da aeronave e operado por uma empresa terceirizada responsável pelo serviço. As chamas se espalharam, mas não chegaram a alcançar a parte interna do avião.
A GRU Airport comunicou que não houve feridos. A evacuação foi realizada tanto pela ponte de embarque, também chamada de finger, quanto pelo escorregador, com apoio dos funcionários do aeroporto. Os embarques precisaram ser suspensos por cerca de 10 minutos.
A maior parte dos passageiros já seguiu para Porto Alegre. Em nota, a Latam informou que 159 deles chegaram à capital gaúcha às 2h54. Outros 10 ainda completariam a viagem em novos voos da companhia ou por transporte terrestre.



