RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Alesp aprova projeto que prevê parceria público-privada das travessias de balsas de São Paulo

Com a aprovação em plenário, o projeto segue para sanção do governador. A concessão permitirá um investimento de R$ 1,05 bilhão ao longo do contrato.

Governo entrega flutuantes reformados para travessia entre Ilhabela e São Sebastião
Foto: Divulgação/DH

O plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na terça-feira (15), o Projeto de Lei 164/2025, que autoriza a concessão do Sistema de Travessias Hídricas do estado por meio de parceria público-privada (PPP).

Leia mais notícias da região aqui.

A proposta foi aprovada com 62 votos favoráveis e 16 contrários, após passar pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), Transportes e Comunicações (CTC) e Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP).

O sistema é composto por balsas e embarcações que fazem o transporte de passageiros e veículos em diversas regiões do estado. Com a aprovação, 14 travessias poderão ser concedidas à iniciativa privada. Na região, são elas:

  • Travessia São Sebastião – Ilhabela;
  • Portos Paraitinga, Varginha e Natividade da Serra (Reservatório de Paraibuna).

Segundo o Governo do Estado, a concessão permitirá um investimento de R$ 1,05 bilhão ao longo do contrato. O valor será utilizado para a compra de 48 novas embarcações com motorização elétrica e para melhorias na infraestrutura dos terminais existentes. O objetivo é modernizar o sistema e torná-lo mais eficiente e sustentável.

O modelo de concessão prevê ainda a manutenção da política tarifária atual, sem reajustes previstos, e com a preservação das gratuidades já oferecidas. Para garantir esse modelo, segundo o projeto, o Estado será responsável por 80% da remuneração da futura concessionária, enquanto os 20% restantes virão da arrecadação com tarifas pagas pelos usuários.

Com a aprovação em plenário, o projeto segue para sanção do governador.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS