Apple lança atualização para iPhone que corrige falha de segurança; entenda

mulher usa um dispositivo móvel iPhone ao passar por um logotipo iluminado da Apple na loja da Apple no Grand Central Terminal na cidade de Nova York
mulher usa um dispositivo móvel iPhone ao passar por um logotipo iluminado da Apple na loja da Apple no Grand Central Terminal na cidade de Nova York | Foto: REUTERS/Mike Segar/File Photo

A Apple lançou na quarta-feira (21) uma nova atualização para os sistemas operacionais iOS, do iPhone, e iPadOS. A versão 16.5.1 traz correções importantes para garantir a segurança dos dispositivos da marca.

De acordo com o documento divulgado pela empresa, a atualização inclui correções para duas vulnerabilidades identificadas.

A primeira, identificada como CVE-2023-32434, está relacionada a um possível problema de execução de código arbitrário com privilégios de kernel em um aplicativo. Segundo a Apple, essa vulnerabilidade pode ter sido explorada em versões anteriores ao iOS 15.7.

O kernel atua como uma camada intermediária entre o hardware do dispositivo e os aplicativos em execução, sendo responsável por controlar o acesso aos componentes e executar tarefas essenciais do sistema, como o acesso à memória.

Executar um código com privilégio de kernel significa que um aplicativo malicioso ou um criminoso podem aproveitar a vulnerabilidade para executar tarefas não autorizadas no sistema operacional.

A segunda vulnerabilidade identificada pela Apple, a CVE-2023-32439, é referente ao WebKit, motor que executa o Safari. A falha diz que o processamento de um conteúdo malicioso produzido para a internet poderia executar códigos arbitrários no sistema. Segundo a empresa, essa vulnerabilidade pode ter sido ativamente explorada.

A atualização está disponível para os seguintes produtos da Apple:

iPhone 8 e posteriores

iPad Pro

iPad Air de 3ª geração e posteriores

iPad de 5ª geração e posteriores

iPad mini 5ª geração e posterior

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS