A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba (SP) confirmou duas mortes por dengue em 2025, e investiga a suspeita de uma terceira morte causada pela doença. Até o momento, foram registrados 314 casos da enfermidade nos primeiros nove dias do ano. Em 2024, a cidade enfrentou uma epidemia, com 2.946 casos positivos de dengue.
O secretário municipal de Saúde, Daniel Martins Ferreira Júnior, alertou para a gravidade da situação, destacando que Araçatuba vive um surto da doença. Em resposta ao aumento nos casos e nas mortes, a Secretaria organizou um mutirão de combate à dengue, que ocorrerá entre sexta-feira (10) e sábado (11), com a participação de cerca de 300 profissionais.
O mutirão terá como foco a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A ação será realizada em todos os bairros da cidade, buscando conter o avanço da epidemia.
Além disso, a fiscalização intensificará a verificação de imóveis fechados. Quando encontrados, os locais serão fotografados, com a possibilidade de utilização de drones para capturar imagens aéreas e identificar focos do mosquito, como piscinas, quintais, calhas e caixas d’água sem tampa.