A Prefeitura de Birigui anunciou, nesta quarta-feira (16), a aquisição de uma máquina plotter de recorte para otimizar a recuperação de placas de sinalização de trânsito na cidade. O equipamento, que custou R$ 7 mil em recursos próprios, será utilizado em conjunto com uma recuperadora, permitindo que o município assuma a produção interna das placas. A iniciativa, segundo a administração, pode gerar uma economia de cerca de 30% nos custos relacionados à sinalização.
Nos dois primeiros meses de uso, a nova máquina permitiu a recuperação de mais de 300 placas de “PARE”. As placas foram reformadas com a reutilização de chapas de aço, que receberam adesivos prismáticos, garantindo visibilidade adequada, mesmo em áreas de baixa iluminação. Essa medida visa manter a sinalização em boas condições e aumentar a segurança no trânsito local.
Além disso, a Prefeitura tem investido na modernização do sistema semafórico da cidade. A instalação de controladores via GPS torna os reparos mais ágeis e elimina a necessidade de cabos. Semáforos com LEDs de alta intensidade e contadores digitais foram instalados na área central de Birigui, promovendo maior visibilidade e segurança no tráfego.
A modernização no trânsito de Birigui ocorre em um contexto de preocupação com os acidentes fatais na cidade. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, nos primeiros oito meses deste ano, foram registradas 13 mortes no trânsito local, sendo que apenas janeiro e fevereiro não contabilizaram vítimas fatais. No ano anterior, o município registrou 18 óbitos em decorrência de acidentes de trânsito.