Carreta carregada com etanol tomba na Carvalho Pinto e provoca vazamento em córrego afluente do Rio Paraíba do Sul

Acidente mobilizou o Corpo de Bombeiros e equipes especializadas em atendimento a emergências, além de causar o vazamento de cerca de 22 mil litros do produto.

Carreta carregada com etanol tomba na Carvalho Pinto e provoca vazamento em córrego afluente do Rio Paraíba do Sul
Foto: Divulgação/PRE

Uma carreta carregada com etanol tombou na quinta-feira (22) na altura do km 73 da rodovia Governador Carvalho Pinto, no sentido Rio de Janeiro, em Jacareí. O acidente mobilizou o Corpo de Bombeiros e equipes especializadas em atendimento a emergências, além de causar o vazamento de cerca de 22 mil litros do produto.

Leia mais notícias da região aqui.

Segundo os bombeiros, o motorista sofreu apenas ferimentos leves e foi atendido ainda no local. Apesar da carga inflamável, não houve risco de explosão, segundo as autoridades. A rodovia precisou ser parcialmente interditada para o atendimento da ocorrência e o tráfego foi desviado para rotas alternativas, sem maiores impactos no trânsito.

O etanol derramado atingiu inicialmente o canteiro central da via e, em seguida, escoou para o sistema de drenagem de águas pluviais. O líquido seguiu até uma área de charco e acabou alcançando um córrego secundário que deságua no Rio Paraíba do Sul — um dos principais rios da região Sudeste.

Equipes da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), tanto do setor de Atendimento a Emergências quanto da Agência Ambiental de São José dos Campos, realizaram uma inspeção no local na manhã desta sexta-feira (23). A vistoria avalia os impactos do etanol e de outros fluidos do caminhão, como o óleo do cárter e o combustível, nos corpos d’água afetados.

Durante a madrugada, a CETESB também orientou as operações de transbordo da carga remanescente dos dois tanques da carreta, o destombamento do veículo, a limpeza da pista e a remoção dos resíduos gerados no canteiro central.

As causas do acidente ainda serão investigadas. A carreta permanece no local sob cuidados de equipes especializadas até a finalização da remoção completa e do monitoramento ambiental.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS