RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Comitiva liderada por Paulo Alexandre Barbosa visita Ponte que liga a Suécia à Dinamarca visando novas referência ao Túnel Santos-Guarujá

As autoridades conheceram um projeto que une uma série de soluções de mobilidade urbana para facilitar a vida da população, indo de encontro à ideia do túnel brasileiro Reunindo autoridades brasileiras com o objetivo de tirar o Túnel Santos-Guarujá do papel, a Missão Internacional Alemanha-Dinamarca segue a todo vapor.

Nesta quarta-feira (7), o grupo liderado pelo Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) conheceu a Ponte de Øresund, que liga a Suécia à Dinamarca, e se reuniu com o embaixador do Brasil no país dinamarquês, Leonardo Gorgulho. “Essa é uma grande obra de infraestrutura. Uma ponte rodoferroviária que tem 8 km de extensão, integrada a um túnel imerso. Enquanto ficamos tanto tempo brigando para saber se a ligação seca entre Santos e Guarujá seria por ponte ou túnel, aqui inauguraram essa obra que une essas e outras soluções para melhorar a mobilidade. E esse é nosso objetivo, levar as melhores experiências daqui para mudar a vida do povo da Baixada Santista”, explicou Barbosa.

A comitiva não só atravessou a Ponte de Øresund, como também visitou a ilha artificial de Peberholm, criada com o material da dragagem da obra e onde funciona o centro de manutenção da ponte. O local foi criado para ser um ponto de cruzamento com o túnel. No total, a Ponte de Øresund possui 16 km de comprimento: 7,8 km de ponte; 4 km de ilha artificial; um túnel subterrâneo de 3,5 km; e uma península artificial de 0,5 km no aeroporto de Copenhague.

O vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, que também faz parte da comitiva, parabenizou a Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS) e a Frente Parlamentar dos Portos e Aeroportos (FPPA), ambas presididas por Paulo Alexandre, pela iniciativa de realizar a missão, permitindo um intercâmbio

técnico entre o Brasil e países da Europa. “É uma missão importantíssima, trazendo autoridades de vários órgãos da federação, onde a gente pôde se aprimorar tecnicamente, ver obras prontas como essa, e ver aquelas obras em andamento com a mesma tecnologia que nós vamos usar no Túnel Santos-Guarujá. A partir de 1° de agosto, nós faremos o leilão e vamos tornar isso realidade”, disse Ramuth, se referindo também à visita que o grupo fez ao canteiro de obras do Túnel Fehmarnbelt, o maior túnel imerso do mundo, que ligará a Alemanha à Dinamarca por meio de 18 km de extensão, seguindo a mesma ideia do projeto santista.

O prefeito de Santos, Rogério Santos, destacou a boa solução de criar uma ilha artificial em meio ao mar para auxiliar no projeto, que é uma inspiração para o Túnel Santos-Guarujá. “A gente vai trabalhar muito para que esse projeto seja perfeito, sustentável, tenha um ponto de vista social, melhorando a vida das pessoas economicamente, gerando riqueza, mas também pensando na questão ambiental. “Essa ilha é um bom exemplo disso. Temos que pensar o que faremos com o material da dragagem, que pode agregar valor ao território de Santos com equipamentos públicos”, comentou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS