As autoridades conheceram um projeto que une uma série de soluções de mobilidade urbana para facilitar a vida da população, indo de encontro à ideia do túnel brasileiro Reunindo autoridades brasileiras com o objetivo de tirar o Túnel Santos-Guarujá do papel, a Missão Internacional Alemanha-Dinamarca segue a todo vapor.
Nesta quarta-feira (7), o grupo liderado pelo Deputado Federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) conheceu a Ponte de Øresund, que liga a Suécia à Dinamarca, e se reuniu com o embaixador do Brasil no país dinamarquês, Leonardo Gorgulho. “Essa é uma grande obra de infraestrutura. Uma ponte rodoferroviária que tem 8 km de extensão, integrada a um túnel imerso. Enquanto ficamos tanto tempo brigando para saber se a ligação seca entre Santos e Guarujá seria por ponte ou túnel, aqui inauguraram essa obra que une essas e outras soluções para melhorar a mobilidade. E esse é nosso objetivo, levar as melhores experiências daqui para mudar a vida do povo da Baixada Santista”, explicou Barbosa.
A comitiva não só atravessou a Ponte de Øresund, como também visitou a ilha artificial de Peberholm, criada com o material da dragagem da obra e onde funciona o centro de manutenção da ponte. O local foi criado para ser um ponto de cruzamento com o túnel. No total, a Ponte de Øresund possui 16 km de comprimento: 7,8 km de ponte; 4 km de ilha artificial; um túnel subterrâneo de 3,5 km; e uma península artificial de 0,5 km no aeroporto de Copenhague.
O vice-governador do Estado de São Paulo, Felicio Ramuth, que também faz parte da comitiva, parabenizou a Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá (FPLS) e a Frente Parlamentar dos Portos e Aeroportos (FPPA), ambas presididas por Paulo Alexandre, pela iniciativa de realizar a missão, permitindo um intercâmbio
técnico entre o Brasil e países da Europa. “É uma missão importantíssima, trazendo autoridades de vários órgãos da federação, onde a gente pôde se aprimorar tecnicamente, ver obras prontas como essa, e ver aquelas obras em andamento com a mesma tecnologia que nós vamos usar no Túnel Santos-Guarujá. A partir de 1° de agosto, nós faremos o leilão e vamos tornar isso realidade”, disse Ramuth, se referindo também à visita que o grupo fez ao canteiro de obras do Túnel Fehmarnbelt, o maior túnel imerso do mundo, que ligará a Alemanha à Dinamarca por meio de 18 km de extensão, seguindo a mesma ideia do projeto santista.
O prefeito de Santos, Rogério Santos, destacou a boa solução de criar uma ilha artificial em meio ao mar para auxiliar no projeto, que é uma inspiração para o Túnel Santos-Guarujá. “A gente vai trabalhar muito para que esse projeto seja perfeito, sustentável, tenha um ponto de vista social, melhorando a vida das pessoas economicamente, gerando riqueza, mas também pensando na questão ambiental. “Essa ilha é um bom exemplo disso. Temos que pensar o que faremos com o material da dragagem, que pode agregar valor ao território de Santos com equipamentos públicos”, comentou.