Defesa Civil realiza Simulado de Evacuação Emergencial em São Sebastião

simulado defesa civil são sebastião
(Foto: Corpo de Bombeiros)

Na manhã sábado (12), a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros realizaram um Simulado de Evacuação Emergencial, em São Sebastião. Após seis meses da tragédia que atingiu a cidade do Litoral Norte, o objetivo é preparar a comunidade para ocorrências típicas do período de verão. O treinamento foi realizado com a comunidade do bairro Toque-Toque Pequeno, local considerado como área de risco.

Leia mais notícias da região aqui

Segundo o Corpo de Bombeiros, no simulado os agentes tiverem que socorrer 8 “vítimas” e remover todos os moradores da área supostamente atingida. As pessoas foram socorridas em uma ação conjunta entre o Corpo de Bombeiros, Comando de Aviação da Polícia Militar, SAMU e Defesa Civil.

Já os moradores foram transportados para um abrigo seguro, previamente definido em Plano de Contingência, onde receberam atendimento e alimentação.

A região escolhida para a simulação é devido ao desastre ambiental ocorrido no período de carnaval deste ano. Assim, o exercício buscou capacitar forças de segurança e os moradores locais para seguirem o Plano de Abandono da região, garantindo a segurança das pessoas em situação de catástrofes naturais.

Como funciona o Plano de Abandono

O início do simulado ocorreu com um carro de som que chamou os moradores, momento em que todos foram para suas residências, desligaram os disjuntores e desceram até um ônibus que os levaram até o abrigo Municipal montado na EMI João Gabriel de Sant’Ana. As ruas estavam sinalizadas e a ação contou com Agentes de Defesa Civil que orientaram os moradores, equipe da Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar que fizeram a segurança das ruas e residências.

Na chegada ao abrigo os moradores foram cadastrados pelas SEDES (Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Social) e SEHAB (Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária), e receberam orientação sobre benefícios sociais, como aluguel social e cadastro CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). A unidade escolar será apta a operar com dormitórios, sanitários e refeitórios. Paralelamente a evacuação dos moradores, aconteceu um simulado de resgate e remoção de vítimas de deslizamentos e colapso de moradia, pelo Corpo de Bombeiros e SAMU.

Esta medida faz parte de uma séries de ações da Defesa Civil Estadual no município de São Sebastião. No dia 3 de agosto, foi realizada capacitação sobre Elaboração de Plano de Contingência para servidores municipais. O principal objetivo do treinamento foi ensinar os gestores municipais responsáveis pelas ações de resposta durante um possível desastre, apoiando os municípios nos processos de planejamento e execução destes planos.

A estratégia busca garantir que o município possa responder rapidamente e com eficiência à emergência, minimizando danos, protegendo a segurança das pessoas envolvidas e, ao mesmo tempo, mantendo sua atuação cotidiana.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS