A Embraer, que é sediada em São José dos Campos, anunciou nesta quarta-feira (12), durante cerimônia do programa Nova Indústria Brasil, que pretende investir R$ 20 bilhões até 2030 para ampliar a produção de aviões e desenvolver novos produtos.
Leia mais notícias da região aqui.
O evento aconteceu em Brasília, no Distrito Federal, e contou com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSD).
De acordo com o comunicado, o plano inclui “aumento da produção de aeronaves, expansão dos negócios em mercados internacionais e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, com o objetivo de reduzir os níveis de emissão de carbono da indústria aeronáutica”.
“O programa Nova Indústria Brasil tem um papel essencial na retomada da competitividade do País e a parceria com a Embraer, e com toda a Base Industrial de Defesa, continuará sendo fundamental para incentivar as exportações de produtos brasileiros, assim como a geração de empregos qualificados e de renda, garantindo também o domínio de tecnologias críticas voltadas à soberania nacional”, afirmou Francisco Gomes Neto, CEO e Presidente da Embraer, durante a cerimônia.
Atualmente, o produto de maior destaque que vem sendo produzido pela empresa é o eVTOL – conhecido como “carro voador” -, que é fabricado pela EVE, do grupo Embraer. No fim de dezembro de 2024, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 200 mil para a corporação investir na produção do produto.