O final de semana nas regiões do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte será marcado por condições típicas de verão, de acordo com o meteorologista e pesquisador Gustavo Escobar, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com ele, o tempo deve ficar quente, úmido e abafado, com chuvas em forma de pancadas isoladas, principalmente durante as tardes.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o meteorologista do Inmet, a manhã de sábado (18) deve ter temperaturas elevadas, podendo alcançar entre 30°C e 32°C no Vale Histórico, de 28°C a 30°C no Litoral Norte e de 22°C a 24°C na Serra da Mantiqueira, onde a cobertura de nuvens contribui para temperaturas mais amenas.
Um sistema de alta pressão atuando na troposfera média proporcionará momentos de sol mais prolongados, mas o aquecimento diurno e a alta umidade devem favorecer a formação de pancadas de chuva, muitas vezes acompanhadas de raios. Apesar de serem chuvas localizadas, podem ser intensas em algumas áreas.
No domingo (19), as condições climáticas permanecerão semelhantes, com calor e chuvas isoladas no período da tarde. A tendência é que essas pancadas se tornem ainda mais localizadas, mas não menos severas em alguns pontos.
Alerta da Defesa Civil
A Defesa Civil emitiu um alerta informando que a passagem de uma frente fria, que está se aproximando do Vale do Paraíba, deve provocar queda nas temperaturas e chuva forte em toda as cidades da região até domingo (19).
Segundo a corporação, há a previsão de temporais e chuvas com acumulados de volume moderado a forte, em todo o território paulista. Estas chuvas podem vir acompanhadas de raios, ventos e até possibilidade de queda de granizo.
O Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, e Litoral Norte de São Paulo aparecem na lista de regiões com maior risco para temporais. Por causa disso, a Defesa Civil alerto para riscos de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos, por exemplo.
Veja algumas orientações da corporação para os moradores da região:
- Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos.
- Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas;
- Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias;
- Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos;
- Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Em caso de emergências, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.



