A sirene de alerta que fica na Vila Sahy foi acionada por causa das fortes chuvas que caíram em São Sebastião na tarde desta terça-feira (20). Os moradores foram orientados a saírem de suas casas e procurarem um abrigo seguro devido aos riscos de alagamentos e deslizamentos.
O acionamento ocorreu após o bairro registrar um acumulado de 50 milímetros de chuva em apenas 1 hora. As chuvas que deixaram 64 pessoas mortas em São Sebastião completou 1 ano nesta semana. De acordo com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Litoral Norte continua tendo riscos de novos deslizamentos de terra.
Outras regiões afetadas
O maior volume de chuva foi registrado no bairro de Juquehy, chegando a 74,9 mm. O Centro e o bairro Porto Grande foram os mais afetados por alagamentos. Um trecho da Avenida Guarda Mor Lobo Viana ficou alagado.
As equipes da Defesa Civil de São Sebastião e da Secretaria de Serviços Públicos (SESEP) permanecem atuando nos locais afetados por alagamentos para auxiliar os munícipes e desobstruir as estradas.
Abrigos
Após o temporal três homens, duas mulheres, uma criança de 7 e outra de 2 anos precisaram ser alojadas em um abrigo, mas já retornaram para suas casas.
Em caso de risco de alagamentos e deslizamentos, a Escola Municipal Henrique Tavares de Jesus, no bairro Barra do Sahy serve como abrigo e ponto de encontro de evacuação na região. O local tem capacidade para receber 60 pessoas.
A unidade está localizada na Avenida Adelino Tavares, 301. Os moradores terão acesso a colchões, lençóis, mantas, travesseiros e kits de higiene pessoal no local.
Alerta do Cemaden
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta para risco alto de deslizamento de terra, inundações e outras ocorrências hidrológicas nas próximas horas. O acumulado de chuvas já ultrapassou os 100 milímetros de água em três horas.
Em caso de emergência, o telefone da Defesa Civil é o 199, e do Corpo de Bombeiros é o 193.
*Texto de Bianca Martins com supervisão de Gabriela Leite