Dois homens foram presos na manhã de terça-feira (20) por usurpação de função pública, após serem flagrados se passando por policiais civis em São José dos Campos. A prisão foi feita pela Guarda Civil Municipal (GCM) na avenida General Motors, na região leste da cidade, após investigação e monitoramento do Centro de Segurança e Inteligência (CSI).
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com a prefeitura, o caso começou com uma denúncia anônima feita à Central 153. Segundo o relato, os suspeitos frequentavam uma loja de conveniência em um posto de combustíveis na avenida Juscelino Kubitschek, na Vila Industrial, exibindo distintivos da Polícia Civil enquanto consumiam bebidas alcoólicas.
Com os dados dos indivíduos e do veículo utilizados, o CSI cadastrou as informações nos sistemas inteligentes de segurança do município. A Polícia Civil foi acionada e confirmou que os homens não pertenciam à corporação.
Na manhã de terça-feira, o veículo foi localizado através do sistema de monitoramento, que acionou as equipes em patrulhamento. A abordagem foi realizada por uma viatura da Ronda Escolar, que interceptou o carro na avenida General Motors.
Durante a revista, os guardas encontraram um distintivo da Polícia Civil com os suspeitos. Após consulta aos bancos de dados, ficou confirmado que eles não tinham vínculos com forças policiais. Ambos foram presos em flagrante e encaminhados à Central de Flagrantes, onde permaneceram à disposição da Justiça.



