A greve dos coletores de lixo de Jacareí entrou no 4º dia nesta segunda-feira (6). A paralisação foi mantida após assembleia realizada pela manhã.
A reunião aconteceu por volta das 7h30 e foi conduzida pelo Sindicato dos Condutores e o Siemaco (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Prestação de Serviços de Asseio e Conservação e Limpeza Urbana de São Paulo).
De acordo com as duas instituições, a empresa responsável pela coleta de lixo de Jacareí ainda não depositou o pagamento do vale-refeição, que deveria ter sido feito na quinta-feira (2). Ao todo, 620 colaboradores participam da greve.
Procurada pelo Portal THMais na sexta-feira (3), a Prefeitura de Jacareí informou que “enviou uma notificação para que a empresa Ambiental retome as atividades em até três horas, já que, contratualmente, o serviço não pode ser interrompido”.
Disse ainda que, atualmente, “a empresa tem um débito superior a R$ 60 milhões ao município, de um reajuste e reequilíbrio que foi feito e não foi pago por parte da empresa”.
Na manhã desta segunda-feira (6), a administração municipal informou que montou pontos de coleta de lixo emergenciais que vão funcionar enquanto durar a paralisação. Os pontos ficam em três Locais de Entrega Voluntária (LEVs), que funcionam das 7h às 19h: o da Jardim Santa Maria, (Av. Malek Assad, 725), do Jardim Elza Maria, (Rua Antônio Ferreira Rizzini, 750) e do Altos de Santana II (Av. Gilda Parente Greco, 95).
Além disso, segundo a prefeitura, o Aterro Sanitário da cidade, que fica na Rua Bom Jesus, no bairro Cidade Salvador, também funciona no mesmo horário. O município disso ainda que “já notificou a empresa para a retomada dos serviços, e em breve, novas medidas serão tomadas”.
O portal procura a empresa Ambiental e atualizará a reportagem assim que receber um posicionamento.