O Tribunal de Justiça Eleitoral (TSE) anunciou que o eleitor que estiver na fila das sessões eleitorais até as 17 horas, horário de Brasília, será autorizado a votar após o horário. Neste caso, o mesário entregará senhas de acesso, começando pelo último colocado da fila. Quem chegar à sessão depois do horário perde a chance de votar.
Em vários estados, eleitores encontraram longas filas e bastante tempo de espera para votar, em Ribeirão Preto a espera varia entre 1 e 2 horas. Além do grande número de eleitores e da validação da biometria na identificação, contribuiu para a demora. Os eleitores também têm, pela primeira vez, um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica.
Brasil afora a espera é maior, em Teresina e Piauí, chega à quatro horas. No Rio de Janeiro, eleitores relatam três horas de fila para votar.
Até mesmo em seções fora do país, há relatos de longa espera. Diversas filas foram relatadas nas redes sociais por brasileiros que estão votando em Paris, Londres, Amsterdã, Lisboa, Milão e Buenos Aires.