Lucas de Pádua Villegas, de 39 anos, viveu um dia de herói. Através do jiu-jitsu, o morador da cidade imobilizou um homem logo suspeito de roubar uma joalheria, em Caraguatatuba.
Leia mais notícias da região aqui.
O caso aconteceu por volta das 14h23 de sábado (11), na rua Altino Arantes, no Centro da cidade. De acordo com o boletim de ocorrência, o suspeito invadiu a loja, rendeu uma funcionária e fugiu após colocar produtos em uma mochila. Ele foi detido por Lucas segundos após a fuga.
Um vídeo, registrado pela câmera de segurança de um estabelecimento vizinho, flagrou o momento – veja abaixo.
Em entrevista ao jornal Hora do Vale, da TV Thathi SBT, Lucas, que é praticante de jiu-jitsu, contou que estava no Centro para acompanhar sua mãe, que ia fazer compras nas lojas. Ele havia acabado de estacionar o carro quando ouviu alguém gritando “pega ladrão”.
Ainda de acordo com o homem, um caminhão estava passando na rua na hora que o suspeito tentava fugir. Demonstrando estratégia, ele usou o veículo como escudo e esperou o momento certo para agir.
Com precisão, Lucas aplicou um golpe conhecido no jiu-jitsu como “double leg”, imobilizando o homem no chão. Apesar das ameaças do suspeito, que dizia estar armado, Lucas manteve o controle da situação.
“Quando ele olhou para a bolsa, percebi que poderia haver uma arma, então ataquei o braço dele e o neutralizei completamente, afirmou o aleta.
O assaltante foi preso em flagrante. Na mochila dele, os Guardas Civis Municipais encontraram um facão, utilizado no roubo, além de diversas joias e dois celulares.
Ao todo, haviam sido roubados 10 colares, 11 pares de brincos, seis pulseiras, três anéis e R$ 140 em dinheiro. Os itens eram avaliados em, aproximadamente, R$ 6 mil.
As joias foram devolvidas à proprietária da loja e o homem foi encaminhado ao DP de Caraguatatuba, onde permaneceu à disposição da Justiça.
Veja abaixo a entrevista completa com Lucas Villegas: