RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Inmet emite alerta de tempestade para São Paulo; litoral pode ser o mais afetado

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou alerta de tempestade para o estado de São Paulo na manhã desta quinta-feira (25).

O órgão prevê chuva entre 30 e 60 mm por hora -entre 50 e 100 mm por dia-, com ventos intensos de até 100 km/h. Nesta quinta (25), o aniversário de São Paulo amanheceu chuvoso e deve permanecer assim até, pelo menos, essa sexta (26).

O Instituto já havia informado que o volume total de chuva pode passar de 100 mm em 24 horas. As chuvas se intensificaram na madrugada entre os dias 24 e 25.

A Baixada Santista e o litoral norte do estado tiveram as áreas mais afetadas e com os maiores acumulados. Essas regiões estavam com aviso meteorológico especial de nível vermelho (grande perigo) informando sobre os grandes volumes

Até a manhã de sexta-feira, o Inmet alerta para o volume de chuva previsto em pontos do litoral e leste de São Paulo, onde os acumulados podem passar de 125 mm.

O órgão alerta ainda para a ocorrência de grandes volumes chuva no leste da região Sul do país e em parte do leste dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Nas próximas horas, a umidade persistente, devido aos ventos marítimos, será responsável pela intensificação dos volumes. Nos boletins emitidos, órgão destaca também o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Os maiores acumulados devem ocorrer, até o fim de semana, entre a faixa litorânea e a encosta da Serra do Mar, especialmente entre o litoral norte de Santa Catarina e o litoral de São Paulo. Os volumes de chuva podem passar de 100 mm em 24 horas e acima dos 250 mm ou 300 mm até a manhã de domingo (28).

Nessa quarta (24), a sirene de evacuação foi acionada na Vila Sahy, na cidade de São Sebastião. Segundo a administração municipal, 50 mm de chuva caíram em menos de uma hora na região. O local já sofreu com temporais anteriores, causando a morte de 64 pessoas no ano passado.

Nesta manhã, a Defesa Civil de São Paulo informou que a chuva persiste em São Sebastião, com condição para mais chuva nas próximas horas.

MARIANA BRASIL / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.