O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estendeu, nesta terça-feira (28), o alerta para a possibilidade de tempestades e ventos fortes nas 46 cidades do Vale do Paraíba e região.
Leia mais notícias da região aqui.
O alerta emitido valeria até esta terça-feira (28). Agora, com a prorrogação, a previsão se estende pelo menos até sexta-feira (31).
O alerta, classificado como “perigo”, prevê chance de chuva de 20 a 30 milimetros por hora ou uma média de 50 milímetros por dia, além de ventos intensos, que podem variar entre 40 e 60 km/h.
Devido à previsão, o Inmet alertou também para condições de temporais com raios, rajadas de vento e até mesmo granizo nas cidades da região. Também com possibilidade de risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Em caso de emergência, as pessoas podem acionar a Defesa Civil – pelo número 199 – e o Corpo de Bombeiros – pelo 193.
Previsão para a semana
A semana promete ser marcada por instabilidade climática na região, com pancadas de chuva típicas de verão. A informação é do meteorologista e pesquisador do Inmet, Gustavo Escobar.
De acordo com ele, a presença de um cavado sobre o oceano, na altura do sul do Rio de Janeiro e nordeste de São Paulo, contribui para o aumento da convergência de umidade em direção ao continente. No entanto, o principal fator para as chuvas fortes é o aquecimento diurno combinado com a alta umidade.
Até domingo, 2 de fevereiro, a influência desse fenômeno vai intensificar as chuvas na região, que devem acontecer, principalmente, no período da tarde.
A partir de segunda-feira, 3 de fevereiro, é esperado que o cavado se desloque para oeste, permitindo a entrada de um sistema de alta pressão. Com isso, há uma tendência de diminuição das chuvas e predomínio de tempo mais seco e ensolarado, resultando em temperaturas mais elevadas.