O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) divulgou nesta semana os editais de um novo concurso público com 110 vagas para atuação nas cidades de São José dos Campos e Fortaleza. As oportunidades são para os níveis técnico e superior, com inscrições abertas entre 1º de julho e 8 de agosto.
Leia mais notícias da região aqui.
As vagas estão distribuídas entre quatro diferentes carreiras:
- Professor do Magistério Superior: 50 vagas (40 em Fortaleza e 10 em São José dos Campos);
- Pesquisador da Carreira de Ciência e Tecnologia: 15 vagas (5 em Fortaleza e 10 em São José dos Campos);
- Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico: 20 vagas (7 em Fortaleza e 13 em São José dos Campos);
- Técnico da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico: 25 vagas (12 em Fortaleza e 13 em São José dos Campos).
O processo seletivo reserva vagas para pessoas com deficiência, candidatos pretos e pardos, além da ampla concorrência. É possível se inscrever para mais de um perfil, desde que sejam cumpridas as exigências específicas de cada cargo. No entanto, os candidatos devem estar atentos a possíveis conflitos de horário entre as provas, pois não haverá flexibilização de datas ou reembolso da taxa de inscrição nesses casos.
Para participar, é necessário atender aos requisitos de escolaridade e titulação exigidos para cada função, além de ser maior de 18 anos na data da posse, estar em dia com as obrigações eleitorais e não ter pendências com o serviço público.
As provas serão aplicadas em, no mínimo, duas fases. As datas e os locais de aplicação ainda serão informados no site oficial do concurso. Os pedidos de isenção da taxa de inscrição poderão ser feitos até o dia 30 de junho.
Vestibular do ITA 2026 está com inscrições abertas
Além do concurso, o ITA também abriu as inscrições para o Vestibular 2026, com 180 vagas para novos alunos de graduação. As provas serão realizadas em 25 cidades de todas as regiões do país, ampliando o alcance do processo seletivo.
Podem se inscrever brasileiros natos que tenham, no máximo, 23 anos até 31 de dezembro de 2025 e que não sejam casados. As inscrições vão até 13 de julho, no site.



