A colunista da Novabrasil, e especialista em sustentabilidade, Sônia Consiglio está lançando um novo livro. Trata-se de “#Sobrevivi, o que li, aprendi e vivi no meu luto”, sua segunda obra literária.
Sônia diz que “o livro foi motivado por uma perda. Há um ano, perdi meu ex-marido e companheiro de alma e procurei elaborar essa dor, esse sentimento”. Após essa perda, a colunista fez uma pesquisa sobre as diferentes abordagens para falar de luto. Ela dividiu o tema em seis categorias: ciência, psicologia, espírita, auto ajuda, testemunha e diários.
A obra traz autores que falam dessa temática, mas com um olhar da autora. “Procurei trazer esses olhares diferentes. Não dá para comparar luto, não comparamos a dor”, diz ela. A profundidade da dor do luto só é compreendida por quem passa pela situação, ainda que as outras pessoas procurem consolar quem enfrenta essa situação.
No lado racional, nascemos, vivemos e morremos, mas, quando perdemos alguém em definitivo, entendemos que isso é mais complexo. Para Sônia Consiglio, “o luto não se supera, o luto a gente elabora”. Nesse sentido, a elaboração da situação pelo cérebro é importante e também abordada no livro.
A colunista destaca ainda que o livro é uma curadoria de obras delicadas e essenciais. “Um enxugar de lágrimas compartilhado e menos doloroso”, diz a autora.
O lançamento de “#Sobrevivi, o que li, aprendi e vivi no meu luto” será dia 15 de março em São Paulo, às 18h30, na Livraria da Vila na Alameda Lorena. No Rio de Janeiro, o lançamento será em 17 de abril na Livraria da Travessa em Ipanema, também às 18h30.