Em um dia como este, há 57 anos, estreava na Rádio 79 o programa ‘Larga Brasa’, apresentado desde sempre por Antonio Carlos Morandini. Desde 10 de maio de 1966, a história de Ribeirão Preto é contada através de um olhar jornalístico singular.
Em meio a entrevistas polêmicas e democráticas, os mais diversos assuntos foram abordados em todos esses anos. De reportagens exclusivas a embates políticos, o programa se caracteriza por dar voz à realidade, tal qual se apresenta nos mais esquecidos rincões.
Entre tantos momentos marcantes, pode-se citar um episódio exibido em meados de 1994, quando um tornado atingiu a cidade. Na ocasião, foi o programa que coordenou as doações de donativos para a população desvalida e atingida, além de clamar pela ação das autoridades por ações rápidas e eficazes.
Em outro momento, quando o nordeste clamava por ajuda devido à seca inclemente, o programa participou de uma campanha memorável “Muita lágrima já rolou, mas o Nordeste continua seco” quando milhares de toneladas de mantimentos foram enviadas à população desvalida e castigada.
Inovações
No decorrer dos 57 anos, mudanças significativas aconteceram no universo da comunicação. Foram muitos anos de ação sem os instrumentos atuais, como gravadores e câmeras portáteis e todo o tipo de modernidade.
Da rádio, o programa foi levado à TV e em seguida às multiplataformas. Até hoje no ar pela 79, pela TV Thathi e mídias sociais, das 10:30 às 11 horas da manhã.
Nas frias madrugadas ou no calor dos fatos, não se mediam esforços para noticiar em “primeira mão” os acontecimentos, desde ontem, hoje e sempre.
Uma singela homenagem do jornalismo do Grupo Thathi ao programa Larga Brasa. Vida longa.