Um motorista foi preso em flagrante na madrugada desta terça-feira (22) após ser surpreendido transportando uma carga de 22 mil litros de gasolina, furtada de um duto da Transpetro, em Jambeiro. O combustível era avaliado em cerca de R$ 70 mil.
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com o boletim de ocorrência, a ação começou quando a sala de operações da Polícia Militar Rodoviária recebeu um alerta da empresa sobre uma possível extração ilegal em um dos dutos da empresa. Equipes da PM se deslocaram até a Estrada Municipal Olavo Vieira Vilela, onde localizaram uma carreta-tanque saindo da área rural mencionada.
Durante a abordagem, o motorista — identificado como Luciano da Silva Nascimento — confessou informalmente o crime. Segundo ele, o transporte da carga ilegal foi encomendado por um homem, que disse que pagaria R$ 15 mil pela carga. O suspeito ainda afirmou que esta foi a segunda vez que participou do esquema em um período de 30 dias.
O caso foi registrado como furto qualificado e associação criminosa. O veículo e um celular foram apreendidos, e a carga, que não estava segurada nem escoltada, não foi recuperada.
A ocorrência foi registrada no CPJ de São José dos Campos e o caso segue em investigação.
Em nota, a Transpetro confirmou o caso e disse que acionou as autoridades logo após o ocorrido. Segundo a companhia, o roubo foi de um derivado de petróleo conhecido como C5+, que também é usado no processo de fabricação da gasolina.
A empresa disse ainda que, para reduzir esse tipo de ocorrência, “adota uma série de ações preventivas, com destaque para o monitoramento remoto da operação das faixas de dutos, para as ações de relacionamento comunitário, incluindo a disponibilização de um canal de denúncias, o 168, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, além de convênios com órgãos de segurança pública nos Estados”.



