Na noite desta quinta-feira (19), um ônibus do transporte público de São José dos Campos foi incendiado no bairro Jardim dos Coqueiros, zona leste da cidade. A suspeita é que o ataque aconteceu em protesto pela morte de um homem durante confronto policial na última terça-feira (16).
Segundo o Corpo de Bombeiros, por volta das 21h40, no local, havia um ônibus do transporte público totalmente tomado pelas chamas. A equipe controlou e apagou o incêndio. Foram utilizados aproximadamente 3 mil litros de água para extinção. De acordo com o motorista do transporte público, foram três indivíduos que atearam fogo no veículo.
Em nota, a empresa responsável pelo ônibus, Joseense Transportes, lamentou o ataque sofrido pelo transporte da sua frota. Informou que o ônibus da linha 244 (Jardim São José/Terminal Central) foi incendiado por volta das 21h30 por sete indivíduos encapuzados que cercaram o veículo, agrediram o motorista e roubaram o coletivo. A ação aconteceu após a morte de um homem durante um confronto com a polícia na última terça-feira (16). Não houve vítimas.
A Joseense Transporte informou ainda que o transporte público leva à população um serviço de qualidade, essencial para a comunidade e não deve ser usado como instrumento de revolta. “Qualquer dano a ele ou aos seus colaboradores acarreta graves prejuízos à própria sociedade”, finalizou.
A Prefeitura de São José dos Campos também lamentou e repudiou a ação criminosa que resultou no incêndio do ônibus. Informou ainda que foi solicitada à Polícia Militar, desde a noite de ontem, reforço na segurança para não prejudicar ainda mais os moradores.
Linhas afetadas
Por conta do ataque, a Joseense informou que os bairros Jd. São José 1, Jd. São José 2, Coqueiro e Frei Galvão estão sem atendimento de ônibus nesta sexta-feira (19).
A Prefeitura solicitou à empresa responsável o retorno imediato do atendimento aos moradores dos bairros Jardim São José 1 e 2, Jardim Coqueiro e Frei Galvão, na região leste da cidade. No entanto, a Joseense informou à prefeitura que só voltará a operação das linhas paradas com escolta policial.
Confronto policial
Um homem, de 34 anos, foi morto a tiros durante confronto com policiais militares no bairro Jardim São José II, em São José dos Campos, na última terça-feira (16).
Segundo a SSP (Secretaria de Segurança Pública), policiais militares realizavam patrulhamento pela região quando notaram um homem em atitude suspeita. Ao tentar aborda-lo, o suspeito reagiu e atirou contra a equipe, que revidou. O suspeito foi atingido por tiros de arma de fogo no tórax e não resistiu aos ferimentos. Com ele foram encontradas porções de drogas e um revólver.
O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial e localização/apreensão de objeto na CPJ (Central de Polícia Judiciária) de São José dos Campos.