O documento estabelece as diretrizes estratégicas e as metas quantitativas para o desenvolvimento do Município nos próximos quatro anos, a entrega foi feita na tarde desta segunda-feira (31).
O plano abrange três eixos fundamentais: Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico e Inovação e detalha ações específicas a serem executadas pelas secretarias e órgãos municipais, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Integra também o Programa de Participação Direta nos Resultados (PDR), que permite o monitoramento das ações pelos moradores, reforçando o compromisso da transparência e a participação cidadã.
No Desenvolvimento Humano, destaca-se a ampliação dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), a criação de um programa de transferência de recursos para famílias de baixa renda com idosos e a implantação do Hospital Municipal Pediátrico da Zona Noroeste.
Já no eixo de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, o governo prevê a ampliação do Programa de Contenção de Encostas nos Morros, a entrega do Parque Palafitas, além da integração dos modais de transporte (VLT, ônibus municipal e intermunicipal, lotação e Bike Santos).
Na área de Desenvolvimento Econômico e Inovação, estão previstas a criação da primeira Faculdade Pública e Escola Técnica na Zona Noroeste, instalação do Instituto Federal de Tecnologia na Região Central e o estímulo à economia criativa, com projetos como uma Incubadora de Desenvolvimento de Games Independentes e a criação da Vila Criativa do Turismo com cursos de qualificação para hotelaria, gastronomia, turismo receptivo e ecoturismo.
“Nosso compromisso é transformar Santos em uma cidade mais justa e inovadora, ressaltou o prefeito Rogério Santos, durante a entrega. “É importante frisar que nosso compromisso em primeiro lugar é a educação. Vamos encaminhar à Câmara, assim que os estudos estiverem prontos, a requalificação dos professores”.