O Programa Saúde Itinerante, promovido pela Coordenadoria de Assistência e Promoção de Saúde da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), passou por Araçatuba (23 e 24 de setembro), Penápolis (25 de setembro) e Lins (26 e 27 de setembro), realizando um total de 300 atendimentos. A iniciativa teve como foco servidores, estagiários e trabalhadores terceirizados, oferecendo orientações e avaliações de saúde.
Os atendimentos incluíram medições de glicemia capilar casual, circunferência abdominal, pressão arterial, altura, peso e cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC). Esses dados ajudam a detectar possíveis casos de diabetes, hipertensão e obesidade, possibilitando um encaminhamento para consultas especializadas, caso necessário.
Palestras e orientações
Além dos exames, os participantes assistiram a palestras sobre saúde geral e mental, ministradas pelas enfermeiras Anita Salvadori Randi, Pâmela Paola Brogin Juarez e o enfermeiro Rafael de Moraes Pedro. A saúde bucal também foi abordada pelo cirurgião-dentista Wagner Cesar Munhoz.
Objetivos do programa
Desde 2017, o Programa Saúde Itinerante percorre comarcas em todo o estado de São Paulo. Seu objetivo principal é a conscientização sobre questões de saúde, buscando reduzir afastamentos por tratamentos clínicos, aposentadorias precoces e óbitos, por meio da prevenção e controle de doenças.