O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) divulgaram os resultados do Enem 2024 na manhã desta segunda-feira (13).
Leia mais notícias da região aqui.
Para visualizar as notas, o MEC explica que é necessário acessar a “Página do Participante” com o login único da plataforma gov.br.
Caso o participante não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la acessando acessar a página acesso.gov.br, digitando o CPF e clicando em “Avançar”. Em seguida, é necessário clicar em “Esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.
As inscrições para o Sisu serão disponibilizadas do dia 17 ao dia 21 de janeiro.
Número de candidatos com nota máxima na redação é o menor em 10 anos
O Enem 2024 teve o menor número de alunos com nota máxima na redação dos últimos dez anos. Segundo o Ministério da Educação, apenas 12 alunos chegaram à nota máxima.
As redações nota mil estão em:
- Alagoas
- Ceará
- Distrito Federal
- Goiás
- Maranhão
- Pernambuco
- Rio Grande do Norte
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- Minas Gerais
Apenas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de uma redação nota mil. Os demais tiveram apenas um aluno com a pontuação máxima.
Neste ano, o tema da redação na aplicação regular foi “desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. A nota média da redação, que considera os valores atingidos por todos os candidatos, foi de 660 pontos, 15 pontos a mais do que na edição de 2023.
Antes de 2024, o menor número de redações nota mil registradas tinha sido em 2022, após a pandemia, quando 18 alunos tiveram a nota máxima.