O Santuário Nacional de Aparecida presta, nesta segunda-feira (21), uma série de homenagens ao Papa Francisco, que faleceu durante a madrugada, aos 88 anos.
Leia mais notícias da região aqui.
Desde a primeira missa do dia, celebrada às 6h45, uma foto do Pontífice foi colocada no altar da Basílica – veja abaixo. Ao longo do dia, estão programadas seis missas e, em todas, haverá um momento especial de oração pelo Papa, que foi incluído na liturgia do dia.

A missa das 9h é presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. As celebrações previstas pelo Santuário acontecem nos seguintes horários:
- 6h45
- 9h
- 10h30
- 12h
- 16h
- 18h
Morte do Papa
Segundo o comunicado do Vaticano, a morte do Papa Francisco foi confirmada às 7h35 de Roma (2h35 de Brasília), na Casa Santa Marta, onde vivia no Vaticano.
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, disse o comunicado oficial.
O Papa foi internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli em 14 de fevereiro, após crises de bronquite. O quadro clínico piorou, ficando 38 dias internado. Após o período, retornou para casa e fez poucas aparições públicas.
Nascido Jorge Mario Bergoglio, o argentino passou por uma cirurgia no país natal para retirar parte do pulmão afetado por uma infecção respiratória grave. O procedimento foi feito em 1957. Com isso, Francisco teve problemas respiratórios recorrentes.
Visitas à Aparecida
Desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco demonstrou uma profunda ligação com o Santuário Nacional de Aparecida. A primeira visita dele ao local aconteceu aconteceu em maio de 2007, quando ele era cardeal e arcebispo de Buenos Aires. Na ocasião, ele participou de um evento da Igreja Católica no Santuário Nacional de Aparecida e também presidiu uma missa na basílica.
Em 24 de julho de 2013, já como Papa, durante a Jornada Mundial da Juventude, o Pontífice celebrou uma missa na Basílica, onde orou diante da imagem da Padroeira do Brasil e pediu que os fiéis rezassem por ele.

Já em 2017, quando foi comemorado os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, o Papa Francisco enviou ao Santuário a Rosa de Ouro, uma honraria que representa a estima do Vaticano por locais de grande devoção. A entrega foi realizada pelo cardeal Giovanni Battista Re durante uma missa solene.
Mesmo sem retornar fisicamente a Aparecida após 2013, o Papa manteve viva sua conexão com o Santuário. Em 2023, durante as celebrações do Dia da Padroeira, ele recordou com carinho sua visita de uma década atrás, expressando seu desejo de que a Santa cuide do Brasil e de seu povo.



