Os funcionários da Avibras, indústria bélica de Jacareí, voltam a se reunir com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, na tarde desta terça-feira (26), para discutir a negociação de venda da empresa para um investidor brasileiro, que ainda não teve o nome revelado.
Leia mais notícias da região aqui.
Segundo o sindicato, a plenária está marcada para às 18h, na sede da associação, que fica em São José dos Campos. O objetivo do encontro é montar mais uma proposta a ser apresentada ao possível comprador da empresa, que deve se reunir novamente com os sindicalistas na tarde de quinta-feira (28).
Os encontros vem sendo realizados para discutir propostas alinhadas com os funcionários, que estão em greve há 26 meses por causa da falta de pagamentos de salários.
Neste momento, a principal divergência entre os investidores e funcionários está no pagamento das dívidas trabalhistas. Enquanto o investidor quer que os funcionários renunciem das multas relativas aos atrasos salariais, o Sindicatos dos Metalúrgicos de São José dos Campos exige o pagamento em até quatro parcelas.
Veja outras reivindicações dos colaboradores:
- Permanência da empresa na região pelo período de 10 anos;
- Não redução de quadros, mas pode haver eventual “layoff”;
- Retomada do trabalho presencial pelos trabalhadores em meados de dezembro de 2024;
- Retorno do salário mensal dos trabalhadores, contemplando já o 13º;
- Retomada do plano de saúde corporativo;
- Recebimento do salário mensal e mais um salário atrasado para quitação dos salários não pagos durante a greve.