Os trabalhadores da Eaton, empresa que produz válvulas para veículos em São José dos Campos, anunciaram estado de greve por 24 horas. A paralisação foi aprovada em assembleia realizada em frente à fábrica, na manhã desta sexta-feira (24).
Leia mais notícias da região aqui.
De acordo com o sindicato que representa a categoria, o movimento exige que a empresa pague a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e a implementação do vale-alimentação.
O aviso de greve havia sido aprovado na segunda-feira (20) e dava prazo de 24 horas para que a direção da empresa se manifestasse. Como não houve retorno da Eaton, a greve foi iniciada. Uma nova assembleia está prevista ainda para esta sexta, às 13h20.
A Eaton produz válvulas para veículos e emprega cerca de 550 trabalhadores.
Acordos
Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, um acordo assinado entre a entidade e a empresa previa que a segunda parcela da PLR teria valor de R$ 1.200, de acordo com o cumprimento de metas. Porém, a Eaton afirma que as metas não foram atingidas. Com isso, os trabalhadores receberiam cerca de R$ 160 neste mês.
Os metalúrgicos, no entanto, contestam a decisão da fábrica e alegam falta de transparência, já que a empresa não os deixa aferir as metas.
O sindicato também informou que a Eaton havia se comprometido, em julho de 2024, a implementar o vale-aimentação. No entanto, as tratativas, que deveriam ter sido feitas no segundo semestre de 2024, não ocorreram.
Procurada pelo Portal THMais, a Eaton disse que “esclarece que todas as metas são amplamente divulgadas e acompanhadas por todos os colaboradores mensalmente”.
Disse ainda que reitera que a empresa “respeita o direito de manifestação conduzida por organizações sindicais de
forma pacífica e em conformidade com a Lei. Presente no país há mais de 65 anos, a multinacional reitera seu compromisso com a ética de modo a garantir sempre uma conduta que assegura aos colaboradores todos os seus direitos, agindo legalmente e tendo como premissa o bem-estar, saúde e segurança de todos”



