Funcionários da General Motors (GM), montadora de veículos instalada no Vale do Paraíba, aprovaram, na quarta-feira (4), a proposta de Programa de Demissão Voluntária (PDV) apresentada pela empresa. A votação foi realizada por cédulas, na portaria da fábrica, durante todos os turnos. Ao todo, foram registrados 2.371 votos, com 70% a favor e 30% contra a proposta.
Leia mais notícias da região aqui.
Apesar da orientação contrária por parte do sindicato da categoria, a proposta foi aprovada pela maioria. O acordo inclui a possibilidade de adesão ao PDV tanto por empregados sem limitação laboral quanto por aqueles com alguma restrição. Também prevê a transação voluntária da cláusula de garantia de estabilidade no emprego em caso de acidentes ou doenças do trabalho.
O sindicato informou que, embora tenha sido contrário à proposta, irá respeitar a decisão dos trabalhadores e assinar o acordo. A entidade afirmou que continuará acompanhando as adesões ao programa, para garantir que sejam feitas de forma realmente voluntária, além de manter a defesa pela estabilidade no emprego e pelas cláusulas da convenção coletiva.
Já a empresa afirmou que a proposta foi aprovada em votação organizada pelo sindicato e que o objetivo é manter o compromisso com o diálogo e com soluções sustentáveis para o futuro da operação.



