O Tribunal do Júri de Araçatuba se reunirá nesta quarta-feira (13) para o julgamento de Affonso Portes de Souza, de 32 anos, acusado do assassinato de Alex Garcia da Silva, conhecido como “Tio Chico”, ocorrido em 6 de fevereiro de 2016, no bairro Hilda Mandarino.
Affonso já havia sido condenado em fevereiro de 2020 pelo assassinato de Matheus de Souza Estavare, de 19 anos, ocorrido em maio do mesmo ano, no mesmo bairro. Ele também foi denunciado por outra tentativa de homicídio em dezembro de 2016.
No caso que será julgado, Affonso é acusado de homicídio qualificado por motivo fútil, mediante dissimulação e recurso que dificultou a defesa da vítima. Segundo a denúncia do Ministério Público, Affonso teria procurado a vítima, Tio Chico, devido a desentendimentos anteriores.
A vítima foi surpreendida em casa por dois homens em uma moto, sendo que o garupa desceu do veículo e efetuou os disparos que resultaram na morte de Tio Chico. O réu, que nega as acusações, foi identificado por testemunhas durante o inquérito.
O julgamento está marcado para as 9h. Affonso já foi condenado a 12 anos de prisão pelo assassinato de Matheus de Souza Estavare em 2020. Ele também foi denunciado por uma tentativa de homicídio relacionada a outro caso. O réu teve dois adiamentos anteriores para a sessão desta quarta-feira.
Além dos casos mencionados, Affonso também enfrenta acusações de tentativa de homicídio em dezembro de 2016, relacionada aos eventos anteriores. O Ministério Público alega que os crimes estão interligados, envolvendo desentendimentos e possíveis motivações de vingança entre as partes.