Decisão histórica do Conselho Nacional de Justiça busca maior equidade na magistratura

Jorge Kajuru
Jorge Kajuru
Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser, mais conhecido como Jorge Kajuru (Cajuru, 20 de janeiro de 1961) é um jornalista esportivo, radialista, apresentador de televisão, empresário e político brasileiro filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), sendo atualmente senador pelo estado de Goiás. Entre 2017 e 2019 foi vereador de Goiânia, sendo o mais votado da cidade no pleito de 2016.
Foto: Divulgação)

Jorge Kajuru fala sobre a decisão histórica do Conselho Nacional de Justiça que busca mais equidade na magistratura.

Na última terça-feira, o CNJ aprovou a criação da política de alternância de gênero no preenchimento de vagas para a segunda instância do Judiciário. Como vai acontecer?

Nas promoções pelo critério de merecimento, as cortes vão usar uma lista exclusiva de mulheres de forma alternada com a lista mista tradicional.

O critério será adotado até que se atinja a paridade nos tribunais. Hoje, embora constituam 51 por cento da população brasileira, as mulheres representam 38 por cento da magistratura –sendo 40 por cento no primeiro grau de jurisdição e apenas 21 por cento na segunda instância.

A presidente do CNJ e do STF – ministra Rosa Weber, que está se aposentando – defendeu a medida. Segundo ela, numa sociedade democrática não deve haver temas tabus. Os assuntos devem ser debatidos, sendo compreensível a resistência.

Isso porque, de acordo com a ministra, o ser humano tem dificuldade de ver o novo e enfrentá-lo. Mas é, sim, necessário fazê-lo. Subscrevo as palavras da ministra Rosa Weber. E torço para que o exemplo do CNJ seja copiado por outras instituições.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS