Deus nas eleições

Diego Amorim
Diego Amorim
Diretor-executivo da Novabrasil FM na capital federal. Jornalista entre os 10 mais premiados da história de Brasília. Autor de ‘Filho de pandemia’.

Numa democracia, o ideal seria que os eleitores escolhessem um candidato e, uma vez eleito, esse candidato fosse fiscalizado e cobrado por todos, mas principalmente pelos eleitores dele.

Mas ocorre justamente o contrário: se o eleitor vota em fulano, ele tende a defender o fulano com unhas e dentes e não deixa ninguém falar mal do fulano.

Parte disso se explica pelo messianismo em torno do político, o que é muito ruim.

Não quero aqui divagar sobre a antiga e histórica relação entre religião e política, mas minha questão é: qual o efeito prático na política de se ter um presidente, por exemplo, considerado enviado por Deus?

O enviado por Deus, em tese, é um ser divino. E essa divindade é um prato cheio para políticos que precisam sempre encontrar justificativas para as suas atitudes.

O cardeal dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, nos ajuda na reflexão sobre o uso de Deus e das religiões em campanhas políticas.

Assista clicando abaixo à íntegra da coluna Conexão Brasília que foi ao ar em 12 de setembro no Nova Manhã, para os ouvintes da Novabrasil FM em todo o país (no período eleitoral, a coluna está indo ao ar às 7h30, de segunda a sexta):

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS