Jorge Kajuru fala hoje de Diabetes, que desde 1991 tem o seu dia mundial – 14 de novembro, data de aniversário de um dos descobridores da insulina, Frederick Banting.
O outro é Charles Best. O dia mundial do diabetes existe para alertar sobre esta doença crônica, sem cura, que ocorre quando há excesso de açúcar no sangue, por duas razões: as células do pâncreas não produzem insulina suficiente ou o organismo não consegue fazer uso correto do hormônio.
O Brasil é o quarto país do mundo com diabéticos, atrás de China, Índia e Estados Unidos. Estima-se que 15 milhões de brasileiros têm a doença, que causa problemas cardíacos, cegueira, falha dos rins e amputação das pernas.
Em 2023, o tema do Dia Mundial do Diabetes é Educar para Proteger o Futuro. Alertas, campanhas de informação, fóruns médicos são importantes no combate ao diabetes, porque a maioria dos casos da doença é adquirida, ou seja, pode ser evitada. Para tanto, os especialistas recomendam: evitar o sobrepeso, ter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, manter o sono regular, ficar longe do cigarro e do álcool e ir ao médico periodicamente.
Confira abaixo: