Dia Mundial do Café: por que o Brasil é a Nação do Café?

Hoje é o Dia Mundial do Café. E se tem uma coisa que brasileiro entende muito bem é sobre um bom café, não é mesmo? Essa bebida de aroma inconfundível já faz parte do nosso dia a dia há um bom tempo.

Por isso, para homenagear a bebida que nos dá energia todos os dias, hoje vamos te contar por que, afinal de contas, o Brasil é conhecido como a Nação do Café. Confira!

Entenda por que o Brasil é a nação do café. | Foto: Freepik.

Como o Brasil se tornou a Nação do Café

Apesar de ter uma trajetória cheia de altos e baixos no País, durante toda a história, o café teve um papel muito importante no desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

As primeiras mudas chegaram aqui em 1727, na cidade de Belém (PA), direto da Guiana Francesa.

Na época, as plantações não prosperaram por conta do clima da região. As coisas começaram a acontecer um tempo depois, quando plantaram no Sudeste do país, no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e os cafezais começaram a ganhar proporções maiores.

A partir de então, o café se adaptou tão bem ao país que virou uma das principais mercadorias de exportação, ganhando grande importância no cenário socioeconômico brasileiro.

Na época do Império, o produto foi base da economia. Sua importância era tanta que ele chegou a fazer parte da bandeira brasileira daquele período.

Foi nesse tempo que surgiu a classe social conhecida como “barões de café”. Foi um título criado para homenagear os produtores, que eram responsáveis por um dos produtos mais importantes para a economia do país.

Apesar da crise americana de 1929 e da geada histórica enfrentada pela produção na região sul em 1975, o café brasileiro continuou a se destacar, inclusive no cenário internacional.

Um marco muito importante para o produto no Brasil foi a criação do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé), em 1986.

Esse fundo garante o desenvolvimento do setor, incentivando a modernização dos cafezais e a pesquisa na área, além de apoiar a indústria e exportação e promover o aumento de consumo.

Hoje, segundo o Conselho Nacional do Café, o Brasil é o maior produtor de café do mundo, o 2º maior consumidor e o maior exportador.

No país, o café ocupa o 4º lugar no ranking de Valor Bruto de Produções de produtos das lavouras.

Portanto, não é à toa que somos considerados a Nação do Café!

Então, nada mais justo do que, neste Dia Mundial do Café, desejarmos muita prosperidade para os cafezais e muitos cafés fortes e fresquinhos para você, do jeito que o brasileiro gosta!

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS