As carretas do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde, chegaram aos municípios de Serrana, Brodowski e Santa Rosa de Viterbo podem realizar exames de mamografia e ultrassonografia gratuitamente na carreta do programa.
O atendimento é destinado ao público geral com idades entre 50 e 69 anos. “Quanto maior a idade, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, porque o câncer de mama pode ser silencioso”, diz o mastologista Luiz Henrique Gebrim. Ele alerta, no entanto, que mulheres de todas as idades podem ser atingidas pela doença.
Para ser atendido, basta ir aos veículos diretamente, sem a necessidade de encaminhamento médico. É preciso levar apenas documento de identidade e cartão do Serviço Único de Saúde (SUS).
Por essa razão, a carreta também atende mulheres mais jovens, mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico (que pode ser emitido por profissional da rede pública ou particular), além do RG e do cartão do SUS.
“O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua”, explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.
O veículo oferece exames de mamografia de segunda a sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.
As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.
Veja a programação das cidades:
Serrana
Quando: até sábado (22)
Onde: Rua Tancredo de Almeida Neves, n.º 176 (em frente à Prefeitura)
Brodowski
Quando: de segunda-feira (24) a sábado (29)
Onde: Rua Floriano Peixoto, n.º 1.353 (em frente à EMEF Tiradentes)
Santa Rosa de Viterbo
Quando: de segunda-feira (24) a sábado (29)
Onde: Rua Sete de Setembro, n.º 1.000 (em frente ao Centro Cultural)