Na próxima quarta-feira, dia 10 de Abril, a cidade de Serrana -SP, completa 70 anos. O presente será comemorado por 26 municípios da DRS-13 (Diretoria Regional de Saúde) região de Ribeirão Preto, enfim será inaugurado o Hospital Estadual de Serrana com 5.775,7m2 de área construída.
Segundo o vice prefeito do município, Leonardo Capitelli (PTB), a construção do hospital começou a 20 anos atrás. O prédio que deveria ter sido entregue em setembro de 2010, será inaugurado no próximo dia 11 e contará com 2 salas de centros cirúrgicos, 74 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI. A gestão do hospital está com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (FAEPA). Capitelli também acredita que o funcionamento do Hospital irá gerar empregos e renda para o município.
Segundo o diretor executivo da FAEPA, Ricardo de Carvalho, a programação dos trabalhos começam na próxima semana com consultas nas seguintes especialidades: clínica geral, ortopedia, gastro, neurologia e psiquiatria. No mês de maio, começarão as internações em enfermarias; as atividades cirúrgicas serão a partir do mês de junho e a plena atividade do hospital acontecerá em novembro.
O secretário de saúde de Serrana, José Carlos Moura, faz questão de lembrar que o Hospital Estadual terá 84 leitos, 10 deles na UTI; e que as vagas serão disponibilizadas aos municípios vinculados à DRS XIII, que terá a prerrogativa da distribuição, priorização e agendamento, via Sistema CROSS.
A secretaria de Saúde do Estado de São Paulo ainda não confirmou se o governador do estado, João Dória (PSDB-SP) estará presente na inauguração.
Reportagem Vitor Maciel