Começa à 0h desta sexta-feira (1) a operação “Carnaval 2019” da Polícia Militar Rodoviária do Estado de São Paulo. O trabalho que visa intensificar a presença de agentes nas estradas durante o feriado termina às 23h59 da próxima terça-feira (5).
Segundo comunicado da corporação, além da fiscalização de trânsito, a ação também prevenirá crimes. Entre as infrações mais comuns cometidas pelos condutores estão as de excesso de velocidade, embriaguez e uso de celular ao volante, ultrapassagens proibidas e não uso de cintos de segurança e dos dispositivos de retenção para crianças.
O policiamento funcionará em regime especial de trabalho, com redução de
folgas e emprego do efetivo administrativo. Em todo o estado, serão em média 1381 homens e mulheres, por dia, empregados de forma estratégica em 126 bases operacionais fixas, com o apoio de 513 viaturas.
Álcool x Direção
O consumo de bebidas alcoólicas e de drogas será um dos principais pontos das fiscalização. O motorista ou motociclista que for flagrado dirigindo sob a influência de álcool poderá ser penalizado com multa de R$ 2.934,70, a retenção do veículo e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além de responder criminalmente pela conduta.
Vale lembrar que, dependendo da circunstância em que for flagrado, o indiciado pode chegar a ser condenado de cinco a oito anos de prisão.
O Grupo Thathi acompanhará a evolução da operação e atualizará as informações, assim que divulgadas.