Estão abertas, até 15 de agosto, as inscrições para as startups interessadas em participar do Consinco Retail Lab, programa de inovação corporativa do Grupo Consinco, líder no fornecimento de sistemas de gestão para o atacado e o varejo alimentar do Brasil. As candidaturas devem ser submetidas por meio do formulário disponível no site. O projeto será operado pelo Sevna, aceleradora de startups de Ribeirão Preto sediada no Supera Parque de Tecnologia, e tem como objetivo mapear iniciativas que possam agregar mais valor às soluções da marca Consinco e aos produtos e serviços oferecidos aos clientes.
O projeto pretende selecionar empresas e startups de todo o País e do exterior com projetos e soluções desenvolvidos para o atacado de autosserviço e para o varejo supermercadista. Iniciativas para o varejo farmacêutico e de higiene pessoal e beleza, onde a Consinco tem presença, serão também avaliadas. O objetivo é escolher, entre os inscritos, até seis empresas e startups.
Embora o processo de seleção receba inscrições de empresas em todos os estágios de maturidade, a Consinco ressalta que o programa deve priorizar, nessa primeira edição, empresas com modelos de negócio já validados e que possuam carteira de clientes em operação.
A iniciativa do Grupo Consinco visa permitir a sua base de clientes acessar novas tecnologias que tragam soluções imediatas às necessidades do varejo. “Vamos escolher as melhores empresas, com o objetivo de levar alto grau de inovação ao mercado, dispostas a enfrentar os desafios do setor supermercadista, cada vez mais pressionado pelos clientes para oferecer facilidade, comodidade e segurança na experiência de compra”, explica João Giacomassi, gerente de Produtos da Consinco e responsável pelo programa de inovação.
Operação
As inscritas devem passar por um processo de cinco fases, a serem concluídas até novembro. Após a etapa de inscrição, as empresas passarão pelo processo de pré-seleção e serão avaliadas com base em três critérios: time de empreendedores, solução inovadora e capacidade de desenvolvimento.
As melhores qualificadas seguirão para a terceira fase e serão avaliadas por uma equipe formada por executivos da Consinco e profissionais do varejo. Os empreendedores vão apresentar suas inovações durante um pitch de negócios. As iniciativas aprovadas na primeira edição do Consinco Retail Lab serão anunciadas na quarta fase, no dia 2 de setembro. A última etapa envolve a implementação das iniciativas selecionadas em clientes Consinco.
Segundo Giacomassi, ao final do processo, as empresas mais bem estruturadas, com soluções validadas em operação, poderão se tornar parceiros comerciais e explorar o canal de vendas do Grupo. A Consinco também não descarta a possibilidade de negociar a incorporação de empresas ou a compra das soluções dependendo da inovação selecionada. Desde 2016, o Grupo Consinco investe na aquisição de startups.
Aceleração
As startups do programa ainda podem ter a chance de participar do programa de aceleração do Sevna Startups. Desde sua criação, em 2015, 31 empresas de base tecnológica de todo o Brasil, com atuação nos segmentos de varejo, saúde, agronegócio e educação, já passaram pelos seus programas de aceleração. No total, o Sevna também investiu R$ 2,6 milhões nas empresas aceleradas.
“Além de encontrar sinergia estratégica, a iniciativa visa buscar soluções aderentes aos desafios enfrentados pelos clientes da Consinco, apoiando empreendedores que buscam crescimento acelerado”, destaca João Paulo Geroldo, CEO do Sevna.