A BYD marcou presença em Ribeirão Preto nesta quarta-feira (13) durante um evento realizado na concessionária Eurobike. Henri Karam, o Head de Relações Públicas da empresa, representou a marca no encontro, compartilhando os principais dados da montadora, suas metas e perspectivas para o mercado de veículos elétricos nas próximas décadas. Karam destacou que, desde a fundação da BYD em 2002, a empresa já conseguiu evitar a emissão de 30.485.125.775 quilos de carbono e pretende reduzir ainda mais os impactos ambientais nas próximas décadas, incluindo a produção de energia fotovoltaica e a fabricação de veículos 100% elétricos.
Durante a cerimônia, foi apresentada a proposta de lançamento da primeira fábrica da BYD voltada para a produção de veículos, prevista para ser inaugurada em Camaçari/BA entre o final de 2024 e o início de 2025. Henri Karam ressaltou que a empresa investirá cerca de 3 bilhões de reais na infraestrutura da fábrica, que terá capacidade para produzir 150 mil veículos em sua primeira fase. A construção da fábrica também está estimada para gerar mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.
A BYD espera que a construção da fábrica, que promete ser o maior polo industrial da BYD fora da Ásia, impulsione ainda mais o crescimento da empresa. Henri Karam expressou otimismo em relação a 2024, apostando em um crescimento expressivo, reconhecimento de marca para atrair novos parceiros e negócios, e acreditando em uma revolução automotiva sustentável com produtos que agregam valor e qualidade de vida.
Quanto à presença da BYD em Ribeirão Preto, a Eurobike foi a primeira rede de concessionárias a introduzir a fabricante chinesa no Brasil, em 2022, com a inauguração da primeira loja BYD em São Paulo. O showroom em Ribeirão Preto foi inaugurado no mesmo ano. Com pouco mais de 1 ano de existência, a loja já registrou cerca de 500 vendas de veículos, entre híbridos e elétricos. Em novembro, a unidade bateu recorde com a venda de mais de 90 carros.
Guilherme Passalacqua, diretor de Operações Comerciais da Eurobike, enfatizou o objetivo de conscientizar as pessoas sobre as vantagens dos veículos elétricos, como segurança, conforto, economia e a interação proporcionada pelos automóveis. Para facilitar o carregamento e tornar a vida dos condutores mais prática, o grupo Eurobike lançou a Eurobike Recharge em setembro do ano passado, uma eletrovia com estações de recarga rápida ao longo dos eixos São Paulo, Ribeirão Preto, Goiânia e Brasília. Passalacqua concluiu destacando que a iniciativa visa superar a insegurança relacionada ao carregamento de veículos elétricos, oferecendo mais de 13 pontos de carregamento entre o eixo São Paulo-Ribeirão Preto.