Lamborghini: a marca que nasceu de um “fora” e virou sonho de consumo

Yuki Japah
Yuki Japah
"Jornalista automotivo e apaixonado por relíquias sobre rodas, sou o apresentador do programa 'Autofoco', onde mergulho no fascinante universo dos carros antigos. Minha missão é trazer a história, a beleza e a emoção por trás de cada clássico que cruza o meu caminho. Minhas viagens pelos corredores do tempo automotivo não se limitam a narrar fatos; elas buscam resgatar memórias, destacar detalhes singulares e celebrar a engenharia atemporal. Seja desvendando os segredos de modelos icônicos ou contando as histórias por trás de raridades automobilísticas, estou comprometido em levar os espectadores a uma jornada inesquecível pelo passado motorizado. Junte-se a mim no 'Autofoco', onde a nostalgia se encontra com a expertise jornalística, proporcionando uma visão única e apaixonada do mundo dos carros antigos. Vamos explorar juntos o legado sobre rodas que transcende o tempo e a quilometragem. "

Na última semana, Ribeirão Preto recebeu a maior feira do agronegócio da América Latina: a Agrishow. E em meio a tratores gigantes, máquinas de alta tecnologia e inovações para o campo, é impossível não lembrar da Lamborghini. Afinal, o DNA agrícola também está sob o capô dessa marca lendária.

Pensando nisso, o AutoFoco preparou um resumo da história dessa marca imponente, que começou entre tratores e hoje é cobiçada por apaixonados por carros no mundo inteiro.

Quando a gente fala em supercarros, a Lamborghini vem à cabeça na hora. Com design futurista, portas que abrem pra cima e um ronco de motor que arrepia, os modelos da marca italiana são verdadeiras obras de arte sobre rodas.

Mas por trás de toda essa potência, a história começa de forma bem mais… rural.

Logo após a Segunda Guerra Mundial, na Itália, Ferruccio Lamborghini — um mecânico talentoso — começou a fabricar tratores com peças de veículos militares. O negócio foi um sucesso, e ele rapidamente ficou milionário.

Apaixonado por carros, Ferruccio comprava Ferraris, mas sempre achava defeitos. Um dia, resolveu dar algumas sugestões ao próprio Enzo Ferrari, que não gostou nada da ousadia e deu um baita fora.

A resposta de Ferruccio? Criar sua própria fábrica de carros esportivos, em 1963. Nascia a Automobili Lamborghini, em Sant’Agata Bolognese. O primeiro modelo, o 350 GT, chamou a atenção, mas o grande divisor de águas foi o Miura, lançado em 1966 — o primeiro supercarro com motor central-traseiro. Uma revolução!

Curiosidades que você (provavelmente) não sabia:

  • O touro do logotipo não é por acaso: Ferruccio era do signo de Touro e fã de touradas. Por isso, a maioria dos modelos tem nomes de touros famosos, como o Murciélago e o Aventador.
  • O Countach, lançado nos anos 70, impressionou tanto que até o nome veio de uma gíria piemontesa usada para expressar surpresa — algo como “UAU!” em italiano.
  • A Lamborghini já enfrentou altos e baixos. Chegou a falir mais de uma vez e passou por diversos donos até ser comprada pelo Grupo Volkswagen em 1998. Desde então, sob o comando da Audi, voltou a brilhar.
  • A marca também faz SUV! O Urus, lançado em 2018, é o modelo mais vendido da Lamborghini e prova que até um superesportivo pode ter seu lado “família” — ou quase isso.

Hoje, a Lamborghini é sinônimo de luxo, velocidade e estilo. Mais do que vender carros, ela vende uma experiência: emoção, barulho e presença.

E pensar que tudo isso começou com um trator… e um “chega pra lá” da Ferrari!

Quer mais histórias assim? Siga a gente no Instagram: @autofocorp

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS