Dominic “Dom” Toretto é um personagem fictício na franquia de filmes “Velozes & Furiosos”. Ele é interpretado por Vin Diesel. Dom é conhecido por ser um piloto habilidoso, líder de uma equipe de corredores de rua e por sua paixão por carros velozes. Ao longo da série, ele demonstra ter um gosto “peculiar” para grandes carros que se destacam durante a série dos filmes dentre vários modelos confira os 10 carros que na minha opinião (Yuki) marcaram presença!
01- Honda Civic EJ1
O Honda Civic representa um marco significativo na indústria automotiva, assim como o Toyota Corolla. Esse compacto, embora seja categorizado como tal internacionalmente, foi lançado no mercado em 1972 e ao longo dos anos passou por diversas evoluções em termos de formatos de carroceria e dimensões. Na franquia “Velozes e Furiosos”, o Civic desempenha um papel especial, sendo o primeiro carro pilotado por Dominic Toretto. No filme, Toretto e sua equipe utilizam um cupê da geração EJ (quarta geração). Esses veículos eram totalmente personalizados para os roubos de carga, recebendo modificações como kits aerodinâmicos, iluminação neon sob o assoalho e melhorias no pequeno bloco 1.6 VTEC.
02- Mazda RX7
O Mazda RX7 é quase uma lenda entre os esportivos japoneses, em grande parte devido ao seu distintivo motor rotativo Wankel de dois rotores. Sua terceira e última geração, lançada em 1991, destaca-se especialmente. Equipado com um compacto motor rotativo biturbo de 1.3 litro, o RX7 entregava impressionantes 280 cv de potência. Essa potência excepcional destacava-se ainda mais em um carro com apenas 4,28 metros de comprimento e uma massa de apenas 1,2 tonelada.
O RX7 faz sua aparição notável na corrida em que Brian e Toretto se encontram, marcando o início da série de filmes. O carro apresentado no filme estava totalmente personalizado, com modificações que incluíam para-choques alterados e diversos acessórios. Dom Toretto, ao volante do Mazda, demonstra todo o potencial do veículo, deixando claro para todos o que esse modelo era capaz de alcançar.
03- Buick Grand National Experimental (GNX)
O GNX destacou-se como um dos melhores carros já produzidos pela General Motors em sua história. Apesar das linhas conservadoras do Buick Regal, este cupê totalmente pintado de preto se diferenciava principalmente pelo seu conjunto mecânico excepcional.
Desde a década de 1950, existia uma regra na General Motors de que nenhum carro deveria ter um motor V8 mais potente do que o Corvette. Embora tenham havido algumas exceções, os dados de desempenho muitas vezes eram omitidos. No entanto, a Buick decidiu inovar ao adicionar um turbocompressor e injeção eletrônica ao seu tranquilo V6 de 3.8 litros.
O GNX tornou-se notável em 1987, quando uma oficina afiliada à McLaren, nos Estados Unidos, decidiu aprimorar ainda mais o cupê. Com essas modificações, o carro tornou-se uma verdadeira fera, superando todos os carros contemporâneos, incluindo a icônica Ferrari F-40, ao atingir a marca de 4,7 segundos de 0 a 100 km/h. Essa performance foi resultado da instalação de um novo turbo e intercooler pelos britânicos, além da otimização da transmissão e diferencial. A potência aumentou para 280 cv, com um torque impressionante de 49,8 kgfm, pelo menos segundo as informações fornecidas à GM. Apenas cerca de 550 unidades foram produzidas.
No universo de Velozes e Furiosos, o GNX faz sua aparição no início do quarto filme, durante a cena do roubo de caminhões de combustível. É doloroso ver o carro recebendo impactos durante a sequência de perseguição, mas isso destaca ainda mais sua presença marcante na franquia.
04- Plymouth Road Runner
O Plymouth Road Runner, conhecido como o “irmão” do GTX e compartilhando componentes de carroceria e mecânica com o Charger, teve seu ponto alto com a edição Superbird. Esta versão apresentava os mesmos elementos aerodinâmicos marcantes do Daytona.
Na franquia “Velozes e Furiosos”, o Road Runner tem uma participação especial. O carro aparece na cena pós-créditos do terceiro filme, “Desafio em Tóquio”, marcando o retorno de Toretto à série. Vin Diesel, que estava ausente desde o primeiro filme, retorna de maneira surpreendente nessa cena, adicionando um elemento emocionante à narrativa.
05- Chevrolet Chevelle SS
O Chevrolet Chevelle SS representou o robusto muscle car da marca com a gravatinha. Entre 1964 e 1972, esse esportivo passou por pelo menos três mudanças de carroceria, mantendo, no entanto, o mesmo chassi e uma extensa lista de opções de motores.
A versão mais destacada foi o Chevelle SS de 1970. Nesse ano, o carro recebeu uma carroceria mais encorpada e faróis duplos, conferindo-lhe uma presença imponente, capaz de rivalizar com um Dodge Charger R/T de 1969. Sob o capô, um poderoso motor Big Block de 7.4 litros, com 360 cv e impressionantes quase 70 kgfm de torque.
Na franquia “Velozes e Furiosos”, o Chevelle SS tornou-se o carro de Dominic Toretto no quarto filme. Na cena em que Toretto e Brian se reencontram, o Chevelle SS participa de uma corrida, deixando para trás um BMW M5 e provocando Brian, que está ao volante de seu Nissan Skyline GT-R (R33), inclusive usando algumas artimanhas. Durante a corrida, o Chevelle SS realiza manobras impressionantes, como arrancar em duas rodas (wheelie) como um dragster, pulando e realizando outras acrobacias. Felizmente, o carro termina a cena inteiro, destacando-se pela sua resistência e desempenho impressionantes.
06- Dodge Chalenger SRT-8
O Dodge Challenger retornou ao mercado em 2008 e está agora na fase final de sua produção. A geração atual foi apresentada em 2005, mas só entrou em produção três anos depois, devido à alta demanda pelo Chrysler 300C, o que causou falta de espaço na linha de produção.
Com um design que homenageia o modelo de 1970, o Challenger rapidamente se tornou um sucesso, competindo no mercado com os igualmente retrôs Camaro e Mustang. Destaca-se a versão SRT-8, equipada com o poderoso motor V8 Hemi 6.4, conhecido por seu impressionante torque.
A primeira aparição do Dodge Challenger na franquia “Velozes & Furiosos” ocorreu em “Velozes & Furiosos 5”, em uma cena agradável e familiar em que Dom visita Brian no final do filme. Após o roubo do cofre do chefe de polícia corrupto no Rio, Dom aparece para verificar como está indo a gravidez de Mia, acrescentando um toque pessoal à narrativa.
07- Plymouth GTX
O Plymouth GTX era o primo dos Dodge Charger e Coronet. Em 1971, o modelo passou por uma extensa mudança visual, adotando um estilo fastback e uma frente com uma larga moldura cromada.
Este muscle car ocupava uma posição de destaque no portfólio do grupo Chrysler e podia ser equipado com os imponentes motores V8 426 Hemi (7.0 litros) ou 440 (7.2 litros). A potência desses motores podia ultrapassar os 425 cv, oferecendo um desempenho impressionante.
Na franquia “Velozes & Furiosos”, o Plymouth GTX não teve uma participação muito destacada. Ele faz uma aparição no oitavo filme, quando Toretto tenta se aproximar de Magdalene Shaw, acrescentando um toque de presença e estilo à cena.
08- Dodge Charger Daytona
O Dodge Charger era um dos carros mais temidos no mercado norte-americano e, ao lado do Pontiac GTO, foi um dos pioneiros no segmento dos muscle cars. A versão Daytona foi especialmente desenvolvida para competições na NASCAR.
Destacava-se pelos dois apêndices aerodinâmicos extravagantes: o bico de tubarão (shark nose), que reduzia a resistência do ar, e o imenso aerofólio traseiro, necessário para a abertura do porta-malas. Os engenheiros da Chrysler tentaram inicialmente incorporar a base do spoiler à tampa, mas o downforce resultante era tão intenso que causava deformações no porta-malas. Apesar do visual chamativo, o Daytona foi o primeiro carro da NASCAR a ultrapassar a marca de 200 milhas por hora (322 km/h).
Na franquia “Velozes & Furiosos”, o Dodge Charger Daytona faz sua aparição no sexto filme. Dominic Toretto usa o Daytona em uma corrida, buscando fazer contato com Letty, que estava ao volante de seu Jensen Interceptor. Essa cena proporciona um momento emocionante e cheio de ação, destacando o desempenho e a presença marcante do Charger Daytona.
09 – Toyota Supra MkIV
O Toyota Supra é um ícone entre os esportivos japoneses, tendo surgido nos anos 1970 como uma versão de alto desempenho do Celica e ganhando independência nos anos 1980.
A quarta geração do Supra, produzida de 1993 a 2002, é especialmente destacada. Equipada com o famoso motor 2JZ-GE ou GTE (biturbo), um bloco seis cilindros em linha de 3.0 litros, capaz de entregar até 330 cv e 45 kgfm de torque. O Supra oferecia opções de transmissão, incluindo uma manual Getrag de seis marchas, uma de cinco marchas e até mesmo uma automática de quatro marchas. Com tração traseira, o Supra se diferenciava do Celica, que utilizava tração integral para competir no WRC.
Na franquia “Velozes & Furiosos”, o Supra desempenha um papel fundamental na trama, servindo como o elo que une Brian e Toretto. O carro chega completamente destruído, tornando-se uma maneira simbólica de O’Conner pagar sua dívida com Dom. Os dois protagonistas restauram e preparam o Supra para a Race Wars.
O Supra laranja protagoniza cenas memoráveis, incluindo um racha emocionante com uma Ferrari F355 Spider, além de ser destaque na cena final do filme. Sua presença na franquia o tornou lendário, consolidando o Supra como um dos carros mais emblemáticos da série “Velozes & Furiosos”.
10- Dodge Charger R/T
Certamente, a cena final do primeiro filme da série “Velozes & Furiosos” é icônica, com Toretto e Brian disputando uma corrida, incluindo o emocionante momento em que o Dodge Charger empina as rodas dianteiras. Uma cena clássica e impactante, sem dúvida.
O Dodge Charger R/T representou o ápice do muscle car da Chrysler. Sua segunda geração foi lançada em 1968 e permaneceu em produção até 1970, uma época em que as mudanças na carroceria eram frequentes devido à intensa concorrência. Apesar das mudanças externas, os carros mantiveram uma base praticamente idêntica por baixo.
O Charger R/T podia ser equipado com o poderoso motor big block 426 (7.0 litros), gerando cerca de 380 cv. No filme, o carro de Toretto é uma herança de seu pai e passa por modificações notáveis, incluindo uma gaiola de proteção e um imenso blower para o compressor de ar. Essas alterações refletem o caráter familiar do projeto, que, de maneira dramática, sai da garagem apenas na cena final, marcando um ponto crucial na trama e estabelecendo o Charger R/T como um ícone na série “Velozes & Furiosos”.