Em uma iniciativa que une saúde e educação, o Centro de Equoterapia Cafarnaum, em São Vicente, tem feito a diferença na vida de centenas de pessoas. O projeto, que atende atualmente cerca de 50 crianças, jovens e adultos, estende seu apoio também a famílias e instituições.
Segundo a fisioterapeuta Tatiana Velasco, que realiza os atendimentos, a terapia assistida por cavalos tem um alcance amplo. A prática exige a participação do corpo inteiro, contribuindo para o desenvolvimento da força muscular, do relaxamento e da coordenação motora. O movimento do cavalo transmite estímulos que o cérebro do praticante capta e processa, melhorando a postura, o equilíbrio e a lateralidade.
Inclusão e apoio à comunidade
O Centro de Equoterapia Cafarnaum tem diversos programas para atender a população. Atualmente, 20 crianças são atendidas gratuitamente por meio de um financiamento da Brasil Terminal Portuário. Outro grupo de 20 crianças foi atendido até agosto por um financiamento do Fundo da Criança e do Adolescente de São Vicente. Além disso, a iniciativa acolhe instituições como creches, escolas e universidades para visitas e atividades com os cavalos.
A meta é ampliar o alcance do projeto. Para isso, o centro busca apoio e patrocínios para garantir que mais pessoas na Baixada Santista tenham acesso a essa terapia inovadora. Acredita-se que, até o momento, a equoterapia influenciou diretamente a vida de cerca de 300 indivíduos, incluindo crianças, familiares, jovens, adultos e idosos.
Siga o perfil do THMais Band Litoral no Instagram
Faça parte do canal de WhatsApp do THMais e fique bem-informado o dia todo
Se inscreva no canal do Youtube da THMais Band Litoral e veja nossos vídeos
Como se inscrever
Para se inscrever nos projetos de equoterapia, é necessário comparecer ao Centro de Equoterapia Cafarnaum nas tardes de quarta, quinta ou sexta-feira e apresentar a seguinte documentação: Xerox do RG e CPF do paciente e do responsável, uma foto 3×4 do paciente, encaminhamento médico (pode ser entregue posteriormente) e comprovante de residência de São Vicente ou da Baixada Santista.
Veja mais detalhes na reportagem:



